Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Rússia e Geórgia retomam comunicação aérea parcialmente em 2010

Rússia e Geórgia retomarão a comunicação aérea em janeiro. Os dois países não mantêm relações diplomáticas desde a guerra pelo controle da região separatista da Ossétia do Sul em agosto de 2008.


O Ministério de Transportes da Rússia anunciou hoje que autorizou à companhia Georgian Airways a realização de voos fretados de ida e volta nos dias 8, 9 e 10 de janeiro entre Tbilisi (capital da Geórgia) e as cidades russas de Moscou (capital) e São Petersburgo.

"Quanto ao reatamento dos voos permanentes, isto exigiria negociações no nível correspondente", disse um porta-voz ministerial à agência Interfax.

O vice-primeiro-ministro russo, Serguei Ivanov, pediu ao governo georgiano que garanta a segurança das tripulações dos aviões russos. "Seria um fato sem precedentes estabelecer comunicação por via aérea com um país com o qual não há relações diplomáticas", afirmou.

Na semana passada, os dois países também decidiram reabrir sua fronteira terrestre em março de 2010. O ponto fronteiriço que será reaberto, o único que não passa por território da Ossétia do Sul, é o que fica os postos de Kazbegi, na Geórgia, e de Verjny Lars, na Rússia.

"Há um acordo verbal de que não só haverá trânsito de mercadorias, mas cidadãos georgianos também poderão atravessar a fronteira nesse ponto", afirmou a vice-ministra de Assuntos Exteriores georgiana, Nino Kalandadze.

A Geórgia rompeu relações diplomáticas com a Rússia em agosto de 2008, logo depois que o Kremlin reconheceu a independência das regiões separatistas da Abkházia e Ossétia do Sul.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet