Olhar Direto

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Mundo

Corpo de Paz dos EUA retornará à Colômbia neste ano

O Corpo de Paz dos Estados Unidos voltará à Colômbia neste ano, depois de quase três décadas de ausência, para desenvolver projetos de cooperação e assistência social em diferentes regiões do país sul-americano, disse nesta sexta-feira uma diplomata.


O anúncio da embaixadora da Colômbia nos EUA, Carolina Barco, poderá despertar suspeitas e críticas de países vizinhos como a Venezuela, que mantém uma crise diplomática com Bogotá pela autorização dada pelo governo colombiano a militares norte-americanos para usar sete bases e realizar operações contra o narcotráfico e o terrorismo na região, segundo analistas.

"Esperamos que neste ano (o Corpo de Paz dos EUA) possa voltar, os corpos de paz são projetos de cooperação entre jovens e provavelmente estaremos falando também de grupos maiores", disse a embaixadora à rádio RCN.

Barco disse que, apesar do nome, o enfoque destas missões seria social e de cooperação, mas negou que sejam pessoas vinculadas com agências de segurança para aumentar a presença militar dos EUA na Colômbia.

O Corpo de Paz é uma agência federal independente dos EUA, que envia voluntários a mais de 70 países para trabalhar com governos, escolas, ONGs e empresas nas áreas de educação, negócios, tecnologia da informação, agricultura e ambiente.

Os voluntários dessa missão permaneceram na Colômbia até o início da década de 1980 e deixaram o país por problemas de insegurança derivados do conflito interno depois que alguns de seus integrantes foram sequestrados por grupos guerrilheiros que classificaram os integrantes como objetivo militar.
Entre no nosso canal do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
 
xLuck.bet - Emoção é o nosso jogo!
Sitevip Internet