Olhar Conceito

Sábado, 04 de maio de 2024

Notícias | Artes visuais

museu recebe obras inéditas do Vaticano durante Jornada

Mais de 100 obras de artistas como Leonardo da Vinci e Ticiano compõem a exposição "A herança do sagrado: obras-primas do Vaticano", que fica em exposição no Museu Nacional de Belas Artes do Rio até o dia 13 de outubro. A mostra faz parte do Festival da Juventude, da Jornada Mundial da Juventude, que acontece a partir do dia 22 de Julho na cidade. Além de obras do Museu do Vaticano, fazem parte da exposição obras do Museu do Palácio de Veneza, Galeria Borghese, Museu Capitolino de Roma, Museu de Capodimente (Nápoles), Galeria Nacional de Marche (Urbino) e Galeria Palatina (Florença), além da Biblioteca Apostólica Vaticana e Fábrica de São Pedro.

Ocupando todo o segundo andar do museu, a exposição traz como destaque a obra Resurrezione, de Ticiano, além da primeira representação escrita de Jesus Cristo, datada entre os séculos III e V e a obra Cristo come Salvator Mundi, do atelier de Leonardo da Vinci. Para a diretoria do Museu Nacional de Belas Artes esta será uma das mais relevantes exposições já realizadas no Brasil e na América do Sul e esperam um público médio de 5000 pessoas durante a Jornada.

Dividida em quatro partes, a exposição traz também pinturas, esculturas, joias e relíquias. A primeira retrata diversos episódios da vida de Cristo, com destaque para Ticiano e Rubens; A segunda é dedicada à missão e vocação dos apóstolos Pedro e Paulo, com destaque para imagem dos dois apóstolos datada do século III; a terceira parte tem a Virgem Maria como tema e a quarta partesão obras e relíquias dos santos, com obras de Caravaggio e um relicária que abriga restos do crâneo de São Sebastião, padroeiro da cidade do Rio de Janeiro.

Serviço

10 de julho a 13 de outubro de 2013
Av. Rio Branco, 199 – Cinelândia, Rio de Janeiro – RJ
Horários de funcionamento: das 9 às 21h, de terça a domingo
Atendimento a grupos: não haverá agendamento para grupos ― visitação por ordem de chegada das escolas.
Informações: (21) 2219-8474

Gratuidade: De segunda a sábado somente no horário das 17h às 21h e durante todos os domingos. Além disso, membros do ICOM, servidores do IBRAM e do IPHAN, maiores de 65 anos e menores de 10 anos, professores da rede pública de ensino (municipal, estadual, federal), também têm entrada franca.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet