Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Artigos

Carta às mães

Mãe,

Lembro-me como se fosse hoje, o mundo ainda estava escuro, e sentia o calor e o aconchego maduro do seu ventre a me acariciar. Um feixe de luz cortou meu precioso canto e, em meio a grande espanto, chorei no frio ardente que me tocava.

Entregue ao amor incondicional do seu abraço, como música harmônica em perfeito compasso, vi minar dos seus olhos prantos de ternura. E, dia após dia, seu sorriso edificante, no engatinhar e caminhar do ser cambaleante, até o desabrochar do ser maduro. Na escola e em tarefas, fez crescer a consciência de amor ao próximo e, com decência, deu a plena coragem para enfrentar o mundo.

Fez-me amante do labor, da luta com calos, mesmo diante da dor, ao invés do desfocado vagabundo. No acordar, em meio a madrugada, e me cobrir quando exposto a noite gelada, e beijar meu rosto, plena de ternura. Das preocupações diárias em prover a cria, do trabalhar, noite, tarde e dia, de um lugar pra outro sem medir esforços.

Chega então a formatura, o desfecho eficaz da vida dura, o consolidar de todo aprendizado. Com matrimônio a distância se fez saudade, dos pequenos gestos e da amizade, das guloseimas e do chá postos sobre a mesa. Reflito sorrindo a cada dia, me vejo pleno de orgulho e de alegria, por ser seu filho.

E passo pensar em uma descrição desta fonte de amor e dedicação, concluindo que, Mãe é inicio sem fim, é água para quem tem sede, é o relaxar do cuiabano na rede, e a cura para quem tem enfermidade. É calor para quem tem frio, é preenchimento do vazio, é a luz pra quem não vê o mundo. É a voz para quem está mudo, e a audição pra quem está surdo, é a obra prima da natureza. E concebido por este primor que é sua pessoa, com alegria, venho lhe dizer em tom de poesia, parabéns minha mãe, hoje é o seu dia.

E viva o dia das Mães!


Fábio Arthur da Rocha Capilé, é advogado, Presidente do Instituto dos Advogados Mato-grossenses, Professor Universitário e Conselheiro da OAB/MT.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet