Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

QUESTÃO DE COMPETÊNCIA

Justiça estadual deve julgar ação contra ex-prefeito de Chapada

Foto: Reprodução

Justiça estadual deve julgar ação contra ex-prefeito de Chapada
Voltou a tramitar na Justiça estadual uma ação de improbidade administrativa movida pelo município de Chapada dos Guimarães (60 km de Cuiabá) contra seu ex-prefeito Sebastião Moreira da Silva. Isso porque a Justiça Federal devolveu o caso à comarca de Chapada, que deverá apreciá-lo e julgá-lo.

Em meados de 2010, o juízo da segunda vara da comarca concordou com a defesa de Silva e com o Ministério Público e declinou da competência. O processo, que se baseia em supostas irregularidades referentes a convênio firmado entre a prefeitura e a Embratur, estava naquela vara desde 2004.

O juiz Flávio Maldonado de Barros, da comarca de Chapada, determinou a intimação (publicada neste mês no "Diário da Justiça") dos advogados dos envolvidos sobre o posicionamento da Justiça Federal, que devolveu o processo em meados de 2012. 

STJ adia, de novo, julgamento de conflito de competência sobre ações do escândalo dos maquinários
Juiz manda ofício à AL-MT e declina da competência para julgar procedimento contra Nininho

Silva alegou não haver provas de improbidade contra ele porque ele teria apenas assinado o convênio. Conforme a versão de Silva, Pedro Reindel Fonseca -- ex-prefeito já morto -- teria tocado a obra na gestão dele à frente da prefeitura.

No entendimento da Justiça Federal e do Superior Tribunal de Justiça, “a Justiça estadual tem competência para processamento e julgamento de causas em que as verbas recebidas pelo município, em decorrência de irregularidades ocorridas em convênio firmado com a União, já tenham sido incorporadas à municipalidade”.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico





Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet