Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

ESTATUTÁRIOS X CLT

MPF abre inquérito sobre seleção de pessoal para cargo no Creci-MT

Foto: Reprodução

MPF abre inquérito sobre seleção de pessoal para cargo no Creci-MT
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para apurar eventual "enquadramento de servidores públicos estatutários como empregados públicos celetistas" no âmbito do Creci (conselho regional de corretores de imóveis) no estado.

O MPF considerou que “o conselho está selecionando pessoal para provimento do cargo de agente de fiscalização (do Creci), cujo regime jurídico de trabalho a ser adotado é aquele previsto na ‘consolidação das leis do trabalho (CLT)’ ao invés daquele previsto na lei 8.112/ 90”.

TRF-1 nega recurso do MPF contra decisão favorável ao conselho regional de medicina
MPF-MT abre inquérito para apurar supostas irregularidades em conselho de educação física

A lei mencionada na portaria referente à abertura do inquérito “dispõe sobre o regime jurídico dos servidores públicos civis da União e das autarquias e fundações públicas federais”.

O inquérito foi instaurado no último dia 25 pelo procurador da República Manoel Gonçalves da Silva considerando também a complexidade do caso e a necessidade de diligências. O Creci é uma autarquia federal que tem o objetivo de fiscalizar e disciplinar o exercício da intermediação imobiliária para coibir práticas antiéticas e ilegais.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet