Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

DEPOIS DE QUASE UMA DÉCADA...

MPF-MT abre inquérito sobre contaminação de índios por vírus HIV

Foto: Ilustração

MPF-MT abre inquérito sobre contaminação de índios por vírus HIV
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para averiguar se houve contaminação de indígenas por vírus HIV e, caso tenha ocorrido, quais providências foram adotadas pelos órgãos competentes para tratamento e contenção da doença.

O inquérito se baseia no episódio em que uma jovem portadora do vírus HIV teria propositalmente disseminado a doença entre os índios da aldeia Rio Verde, da etnia Paresi, em Tangará da Serra (240 km de Cuiabá).

MPF apura suposta improbidade praticada por superintendente do Incra-MT
STJ defere atuação de assistentes de acusação em ação contra desembargador de MT

Detalhe: o episódio veio à tona em 2004, isto é, há quase uma década, conforme reconhecido pelo próprio procurador da República Manoel Gonçalves da Silva na portaria referente à abertura do inquérito, no último dia 22. Ele considerou a "imprescindibilidade de realização de diligências" e o "esgotamento do prazo para encerramento de procedimento administrativo".

Na portaria, o procurador citou ainda que “a última providência adotada para apuração do caso em análise data do mesmo período da ocorrência do fato”. Mencionou a lei 8.080/ 1990, que prevê a existência do subsistema de atenção à saúde indígena, que tem como base os distritos sanitários especiais indígenas.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet