Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

CONTRA O CÂNCER

MPF investiga se estado de MT cumpre lei que determina prazo para começo de tratamento

Foto: Reprodução

MPF investiga se estado de MT cumpre lei que determina prazo para começo de tratamento
O Ministério Público Federal (MPF) em Mato Grosso instaurou inquérito civil público para investigar a “efetiva adequação do estado de Mato Grosso ao regramento previsto na lei 12.732/ 12”, que dispõe sobre o "primeiro tratamento de pacientes com neoplasia maligna comprovada e estabelece prazo para seu início".

Conforme a lei, em vigor no Brasil desde maio último, pacientes com câncer devem ter o início de seu tratamento assegurado em no máximo 60 dias após o registro da doença em prontuário.

A lei prevê que pacientes com neoplasia maligna deverão receber gratuitamente todos os tratamentos necessários no Sistema Único de Saúde (SUS).

Ainda de acordo com a lei, “os estados que apresentarem grandes espaços territoriais sem serviços especializados em oncologia deverão produzir planos regionais para instalação deles e para superar essa situação”.

Na tentativa de auxiliar estados e municípios no gerenciamento dos serviços oncológicos da rede pública, o Ministério da Saúde anunciou a criação do "sistema de informação do câncer". 

Informações sobre histórico dos pacientes e do tratamento devem constar do sistema. Estados e municípios que não implantarem o sistema até o fim do ano podem ter suspensos os repasses feitos para atendimento oncológico. O inquérito foi instaurado pelo procurador da República Manoel da Silva no último dia 9.


Leia outras notícias no Olhar Jurídico



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet