Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

Relatório da MP de incentivo ao setor de etanol pode ser votado nesta terça

O relatório da Medida Provisória (MP) 613/13, que concede incentivos fiscais às empresas importadoras ou produtoras de álcool, pode ser votado nesta terça-feira (20), a partir das 11 horas, pela comissão mista. A MP tem até o dia 4 de setembro para ser aprovada e ainda precisa ser votada nos Plenários da Câmara e do Senado, caso contrário perde a validade.

A medida concede crédito presumido do PIS/Pasep e da Cofins para o produtor e o importador. Segundo o Ministério da Fazenda, a medida na prática zera a alíquota de R$ 0,12 por litro desses tributos. A MP faz parte de uma série de iniciativas anunciadas pelo governo para estimular o setor de etanol.

O relatório do senador Walter Pinheiro (PT-BA) foi apresentado na semana passada à comissão mista com modificações no texto original. Entre elas, estão a inclusão do conteúdo de outra MP polêmica (612/13), que tratava dos portos secos e perdeu a validade no dia 1º, e a prestação de auxílio financeiro pela União aos municípios. “Na quinta-feira [dia 8], tive a oportunidade de conversar com a presidenta Dilma [Rousseff], que nos solicitou essas duas inclusões na medida provisória”, explicou o relator.

A comissão mista reúne-se no Plenário 2 da ala Nilo Coelho, no Senado.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet