Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

FILA DE ESPERA

Agencias bancárias firmam TAC e terão que se readequar para atendimento ao público

Foto: Reprodução

Agencias bancárias firmam TAC e terão que se readequar para atendimento ao público
O Ministério Público do Estado (MPE) firmou um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) com as agências bancárias do município de Guiratinga (300 km de Cuiabá), que se comprometeram em adotar todas as medidas necessárias para evitar que os clientes permaneçam por mais de 15 minutos na fila de espera.

As agências terão, ainda, que providenciar sanitários, dentro das normas de acessibilidade, e bebedouros com água mineral nos estabelecimentos. As adequações estabelecidas devem ocorrer no prazo de dois meses e comunicadas à instituição, caso contrário, será aplicada multa diária de cinco salários mínimos, o que corresponde a R$ 3.390.

As obrigações foram firmadas entre o promotor de Justiça e os gerentes bancários Vanderson de Souza Barros, Éder Alves dos Santos e Adelmo Monteiro Neves; representantes do Banco do Brasil, Banco Bradesco e Banco da Amazônia, respectivamente.

Em dias excepcionais, como pós feriado prolongado e nos dias de pagamento de funcionários públicos municipais, o atendimento deverá ocorrer em até 30 minutos. Ficou estabelecido, ainda, que as unidades bancárias disponibilizarão cadeiras de espera com encosto em número suficiente, evitando que clientes fiquem em pé enquanto aguardam o atendimento.

A comprovação do tempo dispensado ao atendimento deverá ocorrer por meio do bilhete da senha, onde constará, impresso mecanicamente, o horário de recebimento da senha e o horário da prestação do serviço. O TAC foi firmado com base na Lei Municipal nº 840 de junho de 2005, bem como na Lei Estadual nº 7.872 de dezembro de 2002, que dispõe sobre o atendimento nos caixas bancários.

Leia outras notícias do Olhar Jurídico
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet