Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

muito orgulho

"Advogado tem que comemorar mesmo com desrespeitos"

Foto: Reprodução

Advogado Paulo Taques

Advogado Paulo Taques

Há 18 anos atuando na advocacia mato-grossense o advogado Paulo Taques considera o dia 11 de agosto – Dia do Advogado - como uma data de extrema importância onde deve ser celebrada a liberdade da democracia, estabelecida ao longo da história através da profissão.

“Um dos meus maiores orgulhos é ser advogado. É uma data especial que deve ser comemorada, pois ao longo da história se mostrou importante e se destacou entre as profissões pelo estabelecimento da liberdade democrática no mundo inteiro”, considerou o advogado, durante entrevista ao Olhar Jurídico.

Paulo Taques e José Moreno articulam sucessão da OAB-MT

Presidente da OAB nega que matéria sobre decisão da Justiça Federal esteja errada

Paulo Taques lembra que ainda hoje existe muito desrespeito aos profissionais da advocacia, mas que isso tem sido superado diante do espaço conquistado pela classe. “Algumas autoridades públicas insistem em desrespeitar os advogados, mas mesmo assim ainda temos muito a comemorar”.

No ponto de vista do jurista, quando um advogado é desrespeitado é a própria cidadania que acaba sendo atacada. Ele lembrou ainda que neste sábado também é comemorado o dia do garçom. “Outra figura importante na historia mundial, pois serve e atende, por isso, não acredito que seja coincidência”.

Dia do Advogado

Neste dia 11 de agosto é comemorado o Dia do Advogado como homenagem aos profissionais da advocacia, devido à criação do primeiro curso de Direito do Brasil, na Faculdade de Direito de São Paulo, em 1º de março de 1828, com um decreto assinado por Dom Pedro I.

Para celebrar a data, comerciantes de restaurantes começaram a custear as despesas dos estudantes que frequentavam seus estabelecimentos. Com isso, instituiu-se o “dia do pendura”, onde os estudantes não precisariam pagar suas contas. Porém, com o passar dos anos, o número de alunos nos cursos aumentou muito, causando prejuízos aos comerciantes, motivo pelo qual deram fim à brincadeira.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet