Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Polícia Federal vai vistoriar urnas eletrônicas utilizadas no interior de MT

O Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso encaminhou ofício à Polícia Federal colocando à disposição da PF toda a estrutura do depósito de urnas e a equipe técnica do TRE para a realização de auditoria em 174 urnas eletrônicas utilizadas nas eleições 2012 em sete municípios.

O TRE manteve intactos os dados depositados nas urnas eletrônicas desde o dia da eleição municipal de 2012. Ou seja, elas foram preservadas por medida de segurança, por iniciativa da Justiça Eleitoral.

As urnas estão armazenadas em um espaço adequado para seu manuseio e conservação, nas dependências da Casa da Democracia, com prateleiras, bancadas com pontas de energia, salas de apoio refrigeradas, pontos de telefonia e acesso à intranet e internet.

O ofício encaminhado pela Justiça Eleitoral data de 29 de julho de 2013 e a perícia será realizada na próxima semana.

Para o diretor geral do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, Mauro Diogo, a auditoria será bem vinda na medida em que comprovará, mais uma vez, a segurança e a eficiência de todo o processo eletrônico de votação.

As urnas foram utilizadas nos municípios de Água Boa, Canarana, Querência, Campinápolis, Santa Cruz do Xingu, Ribeirão Cascalheira e Nova Nazaré.

O Tribunal Regional Eleitoral informa que os boletins de urna estão disponíveis no site do Tribunal Superior Eleitoral, no endereço Boletim de urna na web.

Também é possível obter os arquivos de auditoria da urna eletrônica, conhecidos como arquivos LOG, por meio de solicitação ao TRE-MT. Para verificar os LOG´s está disponível o software “Visualizador de LOGs de urna – Eleições 2012”, neste link.

A auditoria será realizada porque políticos da região alegam que a margem de diferença de votos entre os candidatos derrotados e os eleitos foi considerada mínima nesses municípios.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet