Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Plenário da Câmara adia votação sobre bancadas estaduais para a próxima semana

Com a concordância de diversos líderes e o temor da falta de quórum, o Plenário transferiu para a próxima semana a votação do Projeto de Decreto Legislativo 1361/13, que susta os efeitos da resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) na qual são redefinidas as vagas de cada estado na Câmara dos Deputados.

A resolução (23.389/13) vale para as eleições de 2014 e foi formulada segundo os dados mais recentes de população divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Editada em abril deste ano, a resolução também redefine as vagas das assembleias e da Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Divisão
Os deputados dos estados beneficiados com a resolução não querem aprovar o projeto. De acordo com a resolução, o Pará é o estado que mais cresce em bancada na próxima legislatura, ganhando quatro cadeiras (de 17 para 21).

Ceará e Minas Gerais terão mais duas cadeiras cada um (passando, respectivamente, de 22 para 24 e de 53 para 55).

Os estados de Amazonas e Santa Catarina aumentam suas bancadas em um deputado federal cada um (o Amazonas passa de 8 para 9 cadeiras e Santa Catarina de 16 para 17).

Os que perdem
Paraíba e Piauí sofrem a maior redução de bancada. Cada um perde dois deputados federais. Pernambuco, Paraná, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Alagoas e Rio Grande do Sul perdem um deputado na próxima legislatura.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet