Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Termina nesta quinta-feira a biometria em Pontes e Lacerda

Termina nesta quinta-feira (14) o cadastro biométrico dos eleitores de Pontes e Lacerda (MT), que atualmente possui 29.646 eleitores. A Justiça Eleitoral alerta aos quase 11 mil eleitores do município que ainda não atenderam à convocação, que o não comparecimento acarretará o cancelamento do título. Até o momento 65% do eleitorado compareceu para o cadastro biométrico.

O atendimento acontece na Escola do Legislativo, anexo à Câmara Municipal de Vereadores, de segunda a sexta-feira, das 8 às 17h; e no cartório eleitoral, situado na Avenida Minas Gerais, n. 1359, Edifício Anthony, bairro Chácara.

De acordo com a chefe do cartório da 25ª zona eleitoral, Fabiana Lima da Silva e Sá, a expectativa é de que até o final dos trabalhos o percentual de eleitores cadastrados supere aos 70%. “Felizmente aumentou a procura pelo atendimento desde a semana passada. Atendíamos uma média de 280 eleitores por dia e esse quantitativo subiu para 400. Atingiremos nossa meta”.

Para a chefe de cartório, o sucesso deve ser atribuído não só ao empenho dos servidores da Justiça Eleitoral, mas também às parcerias firmadas com emissoras de rádio e televisão de alcance local, que estão divulgando maciçamente a biometria à população. “Além disso, utilizamos de uma moto com som, que percorreu as ruas da cidade convocando os eleitores a comparecer ao posto de atendimento”.

Nos sábados (19 e 26/10) houve atendimento das 9 às 14h na Escola do Legislativo, exclusivo para os eleitores das Comunidades Miura, Carla Patrícia (Lourival D´Bic), São Gonçalo, Cerro Azul, Fruna Azul e Pecuária, Triunfo e Matão.

Documentos necessários:

Os eleitores que ainda não compareceram devem procurar um dos postos de atendimento portando documento oficial com foto e comprovante de residência atualizado. No caso de alistamento, a lei exige também a comprovação de quitação militar, para os homens com idade acima dos 18 anos.

A 25º Zona Eleitoral informa que o sistema de agendamento está suspenso. Assim, o atendimento se dará por ordem de chegada.

Consequências do cancelamento:

O eleitor que tiver o título cancelado não poderá obter a certidão de quitação eleitoral, documento indispensável para o exercício de alguns direitos, entre eles: tirar passaporte, fazer matrícula em instituição de ensino, tomar posse em cargo público e receber benefícios sociais do governo federal.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet