Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

II FReZE: Presidente do TRE-MT abre evento com palavras de estímulo aos servidores

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Juvenal Pereira da Silva, abriu na manhã desta segunda-feira (25/11) o 2º Fórum de Representantes das Zonas Eleitorais, convidando os servidores a promover um intenso debate sobre experiências acumuladas nas eleições passadas, com sugestões de melhorias visando o pleito de 2014. “O valor das coisas não está no tempo que elas duram, mas na intensidade com que acontecem”, disse o desembargador, citando o poeta português Fernando Pessoa (1888- 1935).

“Nestes dois dias de Fórum desejamos que vocês troquem experiências, discutam intensamente os erros e acertos passados e proponham mudanças que possam manter o nível de excelência dos serviços prestados pela Justiça Eleitoral à sociedade mato-grossense”, disse o presidente do TRE.

O evento promove estudos e debates sobre os trabalhos de rotina dos 60 cartórios eleitorais de Mato Grosso. Durante o Fórum, os servidores são divididos em grupos, que vão discutir diversos temas relacionados principalmente às eleições.

Para o desembargador Juvenal Pereira da Silva, a programação do evento é rica e de alta aplicabilidade prática, “pois o primeiro contato do cidadão eleitor com a Justiça Eleitoral ocorre nos cartórios eleitorais”.

Democracia e gestão compartilhada

A Corregedora Regional Eleitoral, desembargadora Maria Helena Póvoas, lembrou que o Fórum foi idealizado pelo então corregedor regional eleitoral Rui Ramos Ribeiro, ainda em 2009. “Naquela oportunidade a ideia não pôde ser concretizada por questões orçamentárias, mas em 2011 realizamos o primeiro Fórum de Representantes das Zonas Eleitorais”, disse.

Para a desembargadora Maria Helena Póvoas, o Fórum de Representantes das Zonas Eleitorais traduz, em sua essência, a materialização de uma gestão compartilhada no âmbito da Justiça Eleitoral. “É confortante saber que a Corregedoria e o Tribunal acreditam que a democracia não acontece apenas do lado de fora de seus muros, mas ao contrário, permeia cada uma de suas atividades, desde as menores até as mais grandiosas. A participação de todos é a melhor maneira de se conduzir a algo que vale a pena”.

Ela também conclamou os servidores a apontar à administração do Tribunal o que deve melhorar e o que é preciso reconhecer como excelente. “Do primeiro Fórum colhemos ótimas experiências. É assim que se evolui, é assim que crescemos reconhecendo aquilo que não foi viável e aplaudindo e buscando o aperfeiçoamento daquilo que deu certo. Tenho plena convicção que desse novo encontro nascerão novas perspectivas e esperança para a democracia, que nos aguarda como sempre de braços abertos”.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet