Olhar Jurídico

Quinta-feira, 09 de maio de 2024

Notícias | Geral

Transações penais se transformam em prêmios

Criado há quatro anos, o projeto “Leitura: Caminho do Saber”, uma parceria entre o Ministério Público do Estado, Poder Judiciário e o município de Alto Araguaia, tem incentivado os alunos que estudam na rede pública a se dedicarem a leitura. Este ano, 142 prêmios foram entregues a estudantes de sete escolas que participaram do projeto.

Do total de prêmios entregues, 136 são oriundos de transações penais. Os alunos, que se destacaram em 12 modalidades, ganharam bicicletas, computadores e notebooks. Foram premiados aqueles que fizeram a melhor caricatura, crônica, poemas, narração, dissertação, entre outras modalidades.

“O projeto consiste em direcionamento de transações penais, penas não privativas de liberdade e condições judiciais em suspensões condicionais de processos, para premiação às crianças da rede pública municipal de ensino. Esse projeto tem o objetivo de mostrar para as crianças e adolescentes que vale a pena investir em estudo. Os resultados têm sido altamente positivos”, ressalta o juiz da Primeira Vara da Comarca de Alto Araguaia, Carlos Augusto Ferrari.

O promotor de Justiça, Marcio Florestan, destacou a importância do projeto e dos resultados alcançados no decorrer desses quatro anos. “A leitura é a principal ferramenta de aquisição do conhecimento. Esse projeto visa incentivar o jovem à prática da leitura. Nesses quatro anos conseguimos alcançar os resultados almejados, fomentando o hábito da leitura no dia a dia dessas crianças”.

Das nove escolas municipais participantes do projeto, sete disputaram os prêmios: E.M. José Inácio Fraga, E.M. Adalcy da Conceição Rodrigues, E.M. Maria Julia de Almeida, E.M. Maria Ferreira Ribeiro, E.M. Izoldina de Castro Maia, E.M. Patrocínio Joaquim Dias, E.M. Anibal Pereira Júnior.

A entrega dos prêmios aconteceu essa semana durante uma grande festa, que contou com a participação de alunos, professores, pais juiz, promotor, procurador e secretários municipais. Cerca de mil estudantes participaram do projeto esse ano, que terá prosseguimento em 2014.

Projeto – “Leitura: Caminho do Saber” surgiu da premissa de que a leitura diante de sua relevância contribui na formação do senso crítico necessário ao exercício da cidadania. Diante deste cenário, o Ministério Público de Mato Grosso, por meio da Promotoria de Justiça de Alto Araguaia, juntamente com o apoio do Poder Judiciário, constataram que poderiam disseminar medidas voltadas a importância da leitura, utilizando-se, de recursos oriundos das transações penais.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet