Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

Plano de Campanha

Pinheiro pretende divulgar PEC das eleições diretas no TJ em todo o país

Foto: Arthur Santos Da Silva/Olhar Jurídico

Pinheiro pretende divulgar PEC das eleições diretas no TJ em todo o país
Durante reunião na última quarta feira (05), no Plenário da OAB/MT, a Comissão de Estudos Constituicionais (CEC) debateu a Proposta de Emenda à Constituição Estadual nº 6/2013, que prevê eleições diretas para Presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso. Na ocasião, o deputado estadual Emanuel Pinheiro – autor da emenda- pôde explanar as razões e os objetivos de sua PEC, revelando que sua intenção é divulgar o projeto para todos os outros estados da federação.

Leia mais 
Defesa de desembargador vai ao STF contra afastamento e quer trancar ação
Comissão da OAB se reunirá sobre competência da AL em decidir sobre eleições do TJ; presidente é contra

Durante a reunião, o ponto mais defendido pelo parlamentar foi a intenção de tornar o projeto de escolha para presidência dos Tribunais mais justo. O deputado enfatizou que uma de suas metas é usar o seu mandato  para tentar prover a democratização da Justiça.

Pinheiro disse ainda que buscará sua reeleição para poder expandir seu projeto. Seu plano será, caso a reeleição pleiteada se consolide, divulgar a sua PEC por todas a unidades federativas.

De acordo com o parlamentar, deputados de Goiás e Rio de Janeiro já o procuraram para conversar sobre a PEC. A intenção dos dois representantes era propor a mesma mudança em seus respectivos estados.

Mesmo com o posicionamento da OAB/MT, que exclareceu que a Assembléia Legislativa não tem competência para tratar sobre assunto, cabendo esta jurisdição a União, Emanuel Pinheiro mostrou-se satisfeito com o encontro. Para o deputado, o debate serve para “consolidação” de propostas.

A Comissão da OAB ainda irá deliberar em definitivo sobre o tema e a resposta deve sair até a próxima semana.

Leia mais notícias do Olhar Jurídico 


Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet