Olhar Jurídico

Segunda-feira, 06 de maio de 2024

Notícias | Política de Classe

pec 325

Câmara inicia discussão sobre proposta que dá autonomia científica aos institutos de perícia

Foto: Reprodução

Órgãos de perícia podem ficar desvinculados das polícias

Órgãos de perícia podem ficar desvinculados das polícias

A Câmara Federal instala nesta terça-feira (29.4) a Comissão Especial da PEC 325/2009, a Proposta de Emenda Constitucional que desvincula a perícia criminal das polícias, tornando-a uma instituição independente, como a Advocacia Pública e a Defensoria Pública.

De acordo com o autor, deputado federal Valtenir Pereira (PROS-MT), a perícia criminal é fundamental para o bom andamento e a eficácia do sistema judiciário porque indica elementos, indícios e provas de ocorrências de crimes, alimentando o processo.

Leia mais
Proposta em tramitação na Câmara pode dar autonomia funcional aos peritos criminais
Aprovada na CCJ admissibilidade da PEC que desvincula peritos criminais das polícias

"Ainda que em 18 estados a perícia oficial de natureza criminal já esteja fora da estrutura da polícia civil, é recorrente a tentativa de manter a atividade pericial subordinada aos organismos policiais e isso vem acarretando prejuízos não triviais à qualidade e ao alcance do trabalho da perícia", argumenta Pereira.

O deputado explica que, no plano funcional, a autonomia da perícia produzirá mais isenção na produção da prova técnica e, no plano administrativo, vai garantir prioridades de investimentos.

“Com essa proposta os peritos criminais deverão atuar como auxiliares dos juízes fornecendo elementos técnicos que subsidiam a prova. E a prova é o elemento técnico para o juiz decidir pela punição ou absolvição de um acusado”, acrescenta.

A proposta determina que o cargo de perito seja desempenhado por servidor público concursado e que sua função, reconhecida como típica de estado. A admissibilidade da PEC já foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania da Câmara.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet