Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Geral

valorização

Desembargadores do Estado participam de encontro do CNJ

Foto: Reprodução

Desembargador Rubens de Oliveira - presidente do TJMT

Desembargador Rubens de Oliveira - presidente do TJMT

O presidente do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, desembargador Rubens de Oliveira Santos Filho, e o diretor da Escola Superior da Magistratura de Mato Grosso (Esmagis-MT), desembargador Paulo da Cunha, participam nesta sexta-feira (24 de agosto) de evento promovido pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O encontro do Programa Valorização. Juiz valorizado, justiça completa!, que abrangerá a região Centro-Oeste, será realizado na sede da Associação dos Magistrados do Estado de Goiás (ASMEGO), em Goiânia. Também integram a equipe mato-grossense o juiz Gilberto Giraldelli, auxiliar da Corregedoria-Geral da Justiça, e o coordenador de Comunicação do TJMT, jornalista José da Costa Marques Filho.

O objetivo do encontro regional é reunir representantes da Presidência dos Tribunais, Corregedorias, Escolas Judiciais, diretorias de Comunicação e Associações de Magistrados de todos os segmentos da magistratura dos três estados e Distrito Federal para refletir e discutir a imagem do Poder Judiciário.

O CNJ constatou dificuldade de compreensão, pela sociedade, da importância e valor do trabalho realizado pelos magistrados em geral, gerando interpretações equivocadas e generalizadas sobre a atuação do Poder. A proposta é encontrar soluções para essa situação.

Os principais objetivos dessa iniciativa são: promover o engajamento dos diversos segmentos da Magistratura Brasileira no Programa Valorização; obter, mediante o diálogo e o debate participativo, subsídios contributivos para o desenvolvimento do programa e para a atuação do CNJ e demais órgãos do Judiciário com vistas à valorização da Magistratura Brasileira; contribuir para a formulação e o aprimoramento das práticas dos magistrados e dos órgãos de direção e de formação dos tribunais relativos à valorização do trabalho judicial e da figura pública dos magistrados; e contribuir para o aprimoramento do diálogo entre o Poder Judiciário e os diversos setores da sociedade.

O programa trabalhará quatro grandes temas, escolhidos em razão da observação e colheita preliminar de dados e opiniões dos próprios magistrados, especialmente no âmbito do Primeiro Grau de jurisdição. São eles:

Tema 1 – Mecanismos de suporte e apoio ao trabalho judicial. Produtividade e qualidade da Jurisdição: Métodos de avaliação e reconhecimento institucional do trabalho judicial.

Tema 2 – Formação ética e teórico-prática dos magistrados e os fins da Justiça. Papel das Escolas da Magistratura.

Tema 3 – A visão do Judiciário e a figura pública do magistrado pela sociedade: A participação do magistrado em ações sociais.

Tema 4 – Comunicação dos Tribunais e Magistrados com a sociedade.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet