Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

confusão

TRE confirma que Rowles prestou contas a federal, mas que falta de estadual

TRE confirma que Rowles prestou contas a federal, mas que falta de estadual
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) confirmou que Rowles Magalhães (SD) prestou contas de sua candidatura a deputado federal. Contudo, o empresário, conhecido por ter sido um dos maiores defensores do Veículo Leves Sobre Trilho (VLT), não enviou a lista dos gastos como candidato a deputado estadual, que foi seu primeiro registro nas eleições de 2014.

Leia mais:
Inserido em lista de “pendentes”, Rowles garante prestação de contas e acusa erro do TRE

“Foram gerados 02 (dois) CNPJs e ele deve prestar contas dos dois (Dep. Estadual até 14/07/2014). Também pode tentar, mediante advogado informar que não houve campanha e solicitar ao Relator a extinção do processo de Deputado Estadual, até pelo fato de ter indicado conta zerada para Deputado Federal, mas poderá ser questionado, em ambos os processos, a comprovar que não ocorreram despesas (deslocamentos, santinhos e etc.) nos meses da campanha disputada”, consta de explicação de Daniel Taurines, coordenador de Controle Interno e Auditoria do TRE.

Rowles primeiro se registrou como candidato a deputado estadual. Com menos de uma semana ele renunciou a candidatura e foi inscrito como postulante a deputado federal, condição que se manteve até o fim da eleição. Ele prestou todas as parciais e a conta finalizada, conforme o TRE pede, da candidatura a federal. Contudo, por não ter prestado contas da candidatura que desistiu, foi inserido na lista dos pendentes.

Através de e-mail, a assessoria do TRE compara o caso dele ao de Rogério Salles (PSDB). O tucano era, inicialmente, candidato a deputado federal e depois assumiu o posto de candidato ao Senado, no lugar de Jaime Campos (DEM), que desistiu do pleito. “Ele prestou conta de Dep. Federal (Total de Receitas R$ 23.724,00) e de Senador (Total de Receitas R$ 1.214.669,71), tendo os valores disponibilizados no site do TSE”.

O empresário classificou esse tipo de situação como inaceitável, mas garantiu que irá regularizar tudo que for necessário. “Não se pode acreditar que esse tipo de coisa aconteça em um país que se diz primeiro mundo quando o assunto é eleições. Eu pedi a alteração para o Tribunal e ele me autorizou, então eles sabiam exatamente de todos os passos. Não tive campanha como estadual. E agora eles me colocam nessa lista”, lamentou.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet