Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

operação ararath

Juíza nega liminar a Eder e mantém vídeo com depoimento ao MP na mídia

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes

Ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes

A juíza Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro, da Décima Vara Cível de Cuiabá, negou a liminar pleiteada pelo ex-secretário de Fazenda Eder Moraes, para que veículos de imprensa ficassem proibidos de divulgar trechos do vídeo com seu depoimento ao Ministério Público Estadual (MPE). Eder relata no vídeo com funcionaria uma “esquema” na gestão do ex-governador Silval Barbosa (PMDB) para a lavagem de dinheiro público e outros crimes financeiros.

Leia mais
Veja trechos do bombástico depoimento concedido por Eder Moraes ao MPE

Ele alegou que o conteúdo do depoimento deveria ser sigiloso e que a veiculação dos trechos do vídeo colocaria em risco a sua vida e de sua família.

Para a magistrada, “a liberdade de imprensa é uma conquista da humanidade, universalmente consagrada nas Constituições democráticas, e deve ser plenamente resguardada e protegida, somente não podendo ser invocada como pretexto para a prática de ilegalidades, o que a princípio não é o caso dos autos”.

Quanto ao suposto sigilo citado por Eder no pedido liminar, a juíza esclarece que, quando necessário, uma investigação pode ser feita sob segredo de justiça, mantendo-se o sigilo sobre os dados obtidos até que seja concluída a fase investigatória. “Terminada essa fase, tudo o que tiver sido apurado para a comprovação dos fatos e de sua autoria passa a ser público e poderá ter ampla divulgação pela imprensa e por todos os meios de comunicação, salvo se, em Juízo, for decretado sigilo, o que o autor não comprovou, vez que, pelo que se sabe a Ação Civil Pública já foi proposta pelo Ministério Público Estadual e não está sob a égide do segredo de justiça”.

A juíza Sinii Ribeiro afirma ainda que Eder não comprovou qualquer risco à sua vida ou de sua família ao requerer a proibição da divulgação do vídeo e sugere que, caso necessário, o ex-secretário pode pedir proteção aos órgãos de Justiça.

“O autor não demonstrou o perigo da demora, vez que a afirmação de que teme pela sua vida e de sua família ante as informações contidas no vídeo divulgado, por si só não caracteriza o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, pois ele pode buscar perante as autoridades competentes a proteção necessária e a simples retirada do vídeo, por si só, em nada alteraria a situação já estabelecida”.

Após deflagrada a Operação Ararath, o ex-secretário de Fazenda Eder Moraes Dias, em depoimento ao Ministério Público de Mato Grosso, afirmou que dívidas de campanhas eram quitadas com intermédio de construtoras, bancos e agiotas em Mato Grosso. Para o MP, Eder confirmou que ele era a pessoa que dava “a carenagem legal para fazer o desembolso, o requinte legal para isso”. Após as afirmações, Eder protocolou um pedido perante o MPE para anular suas oitivas sob o argumento de ter agido sob forte pressão psicológica. O ex-secretário é alvo de uma gigantesca investigação da Polícia Federal que apura o esquema de lavagem de dinheiro, crimes contra o sistema financeiro e corrupção ativa e passiva.

Confira íntegra da decisão:

“Eder de Moraes Dias ajuizou a presente Ação Inibitória com Pedido de Antecipação de Tutela em desfavor de MídiaNews, representada por Ramon Monteagudo, RD News, representada por Romilson Dourado, Folha Max, representada por Gilson Nasser, Blog do Antero, representado por Antero Paes de Barros e Olhar Direito, representado por Maria Isabel de Moraes Manfrim Coutinho Barbosa, alegando que prestou depoimento perante o Ministério Público Estadual, cujo conteúdo deveria ser sigiloso, contudo, as Requeridas Mídia News e Folha Max publicaram um vídeo contendo partes do depoimento, colocando em risco a sua vida e de sua família.

Narra que foi desencadeada a operação Ararath pela Polícia Federal, envolvendo suposto esquema de lavagem de dinheiro e crimes financeiros, com participação de políticos e empresários do Estado, sendo que, no caso específico dos autos, a notícia veiculada diz respeito ao ex-Governador Silval Barbosa e o Ex-Deputado Estadual Adalto de Freitas, relacionada a aprovação das contas do Ex-Governador, contudo, a publicação do vídeo seria desnecessária e temerária.

Requer o deferimento de tutela antecipada para determinar aos requeridos que se abstenham de publicar qualquer notícia que diga respeito ao depoimento do autor junto ao órgão do Ministério Público, bem como que retire, imediatamente, o vídeo e notas mencionadas no tópico das razões fáticas e as similares, sob pena de multa diária.

Ressalto não vislumbrar os requisitos legais autorizadores da tutela antecipada pretendida pelo Autor, a teor do que estabelece o art. 273, I, do Código de Processo Civil, ou seja, a verossimilhança do direito alegado, mediante prova inequívoca; perigo de dano irreparável ou de difícil reparação.

Imprescindível destacar que a concessão da tutela antecipada exige os seguintes pressupostos: a prova inequívoca da verossimilhança da alegação e o fundado receio de dano irreparável ou de difícil reparação; ou a caracterização de abuso de direito de defesa ou o manifesto propósito protelatório da parte ré, nos termos do artigo 273, incisos I e II, do Código de Processo Civil.

Ressalte-se que esses pressupostos são concorrentes, sendo que a ausência de um deles inviabiliza a pretensão da parte autora.

Prova inequívoca é aquela em que não mais se admite qualquer discussão. É a formalmente perfeita, cujo tempo para produção não é incompatível com a imediatidade em que a tutela deve ser concedida, de acordo com os ensinamentos de MARINONI .

Destaco que a presença da prova inequívoca é imprescindível para o provimento antecipatório, conforme indica o seguinte julgado: “Só a existência de prova inequívoca, que convença da verossimilhança das alegações do autor, é que autoriza o provimento antecipatório da tutela jurisdicional em processo de conhecimento ”.

Nesse sentido é o entendimento do Superior Tribunal de Justiça:

“PROCESSUAL CIVIL. AÇÃO RESCISÓRIA. ANTECIPAÇÃO DA TUTELA. REQUISITOS. Os pressupostos necessários à concessão da tutela antecipada são concorrentes, a ausência de um deles inviabiliza a pretensão do autor. A falta do requisito primordial, qual seja, prova inequívoca da verossimilhança da alegação inviabiliza o deferimento da antecipação da tutela, dispensando o julgador da apreciação do "periculum in mora" que, de qualquer modo, foi analisado no acórdão recorrido. Rejeitada a argüição preliminar de violação do art. 535-CPC. Ofensa ao art. 273-CPC não configurada. Recurso especial improvido (REsp 265528 / RS ; RECURSO ESPECIAL 2000/0065437-0, Ministro FRANCISCO PEÇANHA MARTINS (1094), T2 - SEGUNDA TURMA, 17/06/2003, DJ 25.08.2003 p. 271)”.

No caso dos autos não verifico a presença da fumaça do bom direito, primeiro porque não estão presentes os requisitos da alegada violação do direito constitucional do Autor à inviolabilidade da honra e imagem, a qual deve ser analisada à luz do devido processo legal, para que não se incida em censura à livre manifestação de comunicação, segundo porque o autor não comprovou que o vídeo e as informações publicadas pelas requeridas possuem caráter sigiloso, já que juntou aos autos apenas as notícias de fls. 15/20, não havendo qualquer prova de que as gravações realizadas pelo Ministério Público não poderiam ser divulgadas pela imprensa.

Deve-se frisar que, quando necessário, uma investigação pode ser feita sob segredo de justiça, mantendo-se o sigilo sobre os dados obtidos até que seja concluída a fase investigatória. Terminada essa fase, tudo o que tiver sido apurado para a comprovação dos fatos e de sua autoria passa a ser público e poderá ter ampla divulgação pela imprensa e por todos os meios de comunicação, salvo se, em Juízo, for decretado sigilo, o que o Autor não comprovou, vez que, pelo que se sabe a Ação Civil Pública já foi proposta pelo Ministério Público Estadual e não está sob a égide do segredo de justiça.

Ademais, a liberdade de imprensa é uma conquista da humanidade, universalmente consagrada nas Constituições democráticas, e deve ser plenamente resguardada e protegida, somente não podendo ser invocada como pretexto para a prática de ilegalidades, o que a princípio não é o caso dos autos.

Por outro lado, o Autor não demonstrou o perigo da demora, vez que a afirmação de que teme pela sua vida e de sua família ante as informações contidas no vídeo divulgado, por si só não caracteriza o perigo de dano irreparável ou de difícil reparação, pois ele pode buscar perante as autoridades competentes a proteção necessária e a simples retirada do vídeo, por si só, em nada alteraria a situação já estabelecida.

Nesse contexto, ausente os requisitos da fumaça do bom direito e do perigo da demora, conforme o art. 273 do Código de Processo Civil, INDEFIRO o pedido de antecipação de tutela.

Cite-se as Requeridas para, querendo, contestarem a ação no prazo de 15 dias, cientes de que, não contestada esta, presumir-se-ão aceitos como verdadeiros os fatos articulados pela parte autora (arts. 285, 297 e 319 do CPC).

Apresentada a contestação com preliminares ou novos documentos, à parte Autora para impugnação, no prazo de 10 dias, e após conclusos.

Cumpra-se.

Cuiabá, 14 de janeiro de 2015.

Sinii Savana Bosse Saboia Ribeiro

Juíza de Direito
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet