Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Criminal

CPI da Petrobras abre reunião para ouvir seis presos pela Operação Lava Jato

Entre os depoentes está o presidente da maior empreiteira do País, Marcelo Odebrecht. Também serão ouvidos quatro executivos da empresa: Márcio Faria da Silva, Rogério Santos de Araújo, César Ramos Rocha e Alexandrino de Salles Ramos de Alencar.

Os cinco executivos da empreiteira comparecem à audiência munidos de um habeas corpus, concedido pelo ministro Teori Zavascki, do Supremo Tribunal Federal, que dá a eles o direito de não responder as perguntas dos deputados. A defesa dos executivos alegou que eles vão se defender das acusações na Justiça.

O sexto convocado pela CPI é Celso Araripe de Oliveira, ex-gerente de Projetos da Petrobras, acusado de receber propina de R$ 1,4 milhão da Odebrecht em troca da construção da sede da estatal em Vitória (ES).

Os depoimentos ocorrem em Curitiba, na sede da Justiça Federal do Paraná, já que os convocados estão presos pela Operação Lava Jato.

Ao todo, a Polícia Federal prendeu oito executivos da Odebrecht, suspeita de pagar propinas de mais de R$ 500 milhões a diretores da Petrobras e agentes políticos em troca de contratos com a estatal. A empresa nega as acusações.

Silêncio
No primeiro dia de interrogatórios em Curitiba, ontem, todos os cinco convocados pela CPI se recusaram a responder as perguntas, entre os quais o ex-ministro da Casa Civil José Dirceu e o ex-diretor da área Internacional da Petrobras Jorge Zelada.

O cronograma da CPI prevê o interrogatório de 13 pessoas e uma acareação até quinta-feira, em Curitiba.

Amanhã, devem ser ouvidos o publicitário Ricardo Hoffmann, ex-vice-presidente da agência Borghi/Lowe, e o empresário Fernando Antônio Guimarães Hourneaux de Moura.

Também amanhã, a CPI pretende fazer uma acareação entre o empresário Augusto Ribeiro Mendonça, o ex-diretor de Serviços da Petrobras Renato Duque, e o ex-tesoureiro do PT João Vaccari Neto.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet