Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

véspera

Candidato que jogar santinhos nas ruas será preso, diz TRE

Foto: Reprodução

Candidato que jogar santinhos nas ruas será preso, diz TRE
Os candidatos ou cabos eleitorais flagrados jogando santinhos ou outro material de propaganda nos arredores de locais de votação de Cuiabá e Várzea Grande, na véspera da eleição, serão conduzidos ao cadeião e poderão responder a processo criminal, informou a Justiça Eleitoral de Mato Grosso.

Segundo a assessoria do TRE-MT, a determinação consta de uma portaria conjunta assinada pelos juízes responsáveis pela propaganda eleitoral em Cuiabá e Várzea Grande e regulamenta nos dois municípios a Campanha Cidade Limpa, cujo slogam é “Candidato que joga santinho na rua não respeita a sua cidade”.

Conforme consta na portaria, equipes de fiscalização do Tribunal Regional Eleitoral farão varredura nas duas cidades, para garantir o cumprimento da determinação. Este trabalho será reforçado pela atuação, em especial durante toda a noite anterior ao dia da eleição, pelas polícias Federal, Militar e Civil.

A distribuição de santinhos e panfletos é permitida até as 22 horas do dia 6 de outubro, véspera da eleição. Após esse período, na tentativa de influenciar o eleitor indeciso no dia do pleito, os candidatos jogam os restos do material de campanha na porta dos locais de votação, poluindo ruas, escolas e demais prédios públicos. Esta prática, nefasta para a população, já ficou conhecida como “chuva de santinhos”.

O objetivo da campanha Cidade Limpa é conscientizar candidatos, partidos e coligações sobre a necessidade de se cumprir as regras da propaganda, no dia do pleito, evitando-se que o material de sobra de campanha se converta em elemento nocivo ao meio ambiente e à saúde pública.

Candidatos devem entregar resto de campanha no TRE

Os candidatos, representantes das coligações e partidos políticos com representação nos dois municípios devem entregar toda a sobra do material de campanha, consistente em panfletos, santinhos e assemelhados, no prédio do Tribunal Regional Eleitoral, localizado na Avenida Historiador Rubens de Mendonça, 4750, Bairro Bosque da Saúde, Cuiabá-MT.

O Tribunal receberá o material durante todo o dia da véspera das eleições, sobretudo entre as 22h01 às zero hora do sábado, 6 de outubro de 2012, por meio de um funcionário de plantão localizado na entrada do prédio.

As informações são da assessoria do TRE-MT.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet