Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

Começa mutirão de conciliação do 8º Juizado Cível

Começou nesta segunda-feira (23 de novembro) o Mutirão de Conciliação do 8º Juizado Especial Cível de Cuiabá, na Arena Pantanal. Até a próxima sexta (27 de novembro), serão realizadas 3.552 audiências, das 8h às 12h e das 13h às 17h. A abertura do evento foi acompanhada pela corregedora-geral da Justiça, desembargadora Maria Erotides Kneip, pelo juiz auxiliar da CGJ-MT Luiz Octávio Saboia e pelo juiz titular do juizado, Gonçalo Antunes de Barros Neto.

“O mutirão é importante porque estamos antecipando as audiências que estavam agendadas para o ano que vem. Isso significa agilidade, pronta solução e um número menor de feitos ajuizados. Quem ganha com esse trabalho, em primeiro lugar, é a sociedade, que espera um Poder Judiciário ágil e eficiente. E quando conseguimos solucionar as demandas de maneira rápida, estamos atendendo a esses anseios”, afirmou Maria Erotides Kneip.

O objetivo do mutirão é regularizar o andamento processual do juizado, impulsionar processos e dar celeridade à justiça. As audiências de conciliação ocorrem de 10 em 10 minutos, em aproximadamente 20 salas, simultaneamente. Confira aqui a pauta completa, com datas, horários, números dos processos e partes envolvidas.

O mutirão é promovido em parceria com o Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) do Tribunal de Justiça de Mato Grosso, que cedeu 10 mediadores, e com a Universidade de Cuiabá (Unic), que disponibilizou 32 estagiários do Núcleo de Práticas Jurídicas. Além disso, conta com a participação de conciliadores de alguns juizados.

Segundo a desembargadora corregedora, os casos mais simples e rápidos de conciliação são atendidos pelos conciliadores e estudantes. Já as situações que precisam ser mais trabalhadas são levadas para as mesas de mediação. Após o acordo, o processo judicial é extinto.

O Mutirão de Conciliação do 8º Juizado Especial de Cuiabá ocorre no 2º andar da Arena Pantanal, com entrada pelo portão G, na Rua Ranulfo Paes de Barros.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet