Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Constitucional

dupla dinâmica

Barbosa é eleito presidente do Supremo; Lewandowski é vice

Foto: Reprodução

Barbosa é eleito presidente do Supremo; Lewandowski é vice
O ministro relator do Mensalão, Joaquim Barbosa, foi eleito nesta quarta-feira (10.10) o novo presidente do Supremo Tribunal Federal. Ele recebeu nove dos dez votos ente os ministros da Suprema Côrte. A eleição só não ocorreu por unanimidade pois um ministro não pode votar em si mesmo. O outro voto foi para Ricardo Lewandowski.

A eleição ocorreu momentos antes do início do voto do relator na Ação Penal 470 em que são julgados seis integrantes do Partido dos Trabalhadores denunciados pela PGR por compra de votos.

O ministro Celso de Mello, decano do Supremo, destacou que Joaquim Barbosa será o 50º presidente do STF desde o Império e o 40º desde o início da República.

"Natural de Paracatu será o nono mineiro a ocupar o cargo mais importante da Justiça brasileira. Ele soube superar desafios e dificudades da vida para assumir este cargo", afirmou.

Joaquim Barbosa agradeceu a confiança dos colegas e disse que é uma grande hora exercer a presidência da casa.

Também por nove votos a um, os membros do STF elegeram o ministro Ricardo Lewandowski para a vice-presidência do tribunal. O outro voto ficou com a ministra Carmem Lúcia.

Mais informações em instantes.

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet