Olhar Jurídico

Quinta-feira, 19 de setembro de 2019

Notícias / Política de Classe

OAB liderará qualquer movimento que garanta direitos, diz presidente sobre "riscos" à democracia

Da Redação - Vinicius Mendes

23 Out 2018 - 09:13

Foto: Rogério Florentino / Olhar Direto

OAB liderará qualquer movimento que garanta direitos, diz presidente sobre
O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Mato Grosso (OAB-MT), Leonardo Campos, afirmou que atuará sempre na defesa da sociedade civil organizada. Em entrevista nesta segunda-feira (22), quando questionado se acredita em alguma ameaça à democracia, dependendo do resultado das eleições presidenciais deste ano, ele afirmou que independente do resultado a Ordem liderará qualquer movimento de defesa dos direitos da sociedade.
 
Leia mais:
Em busca da reeleição, Leonardo Campos registra candidatura na OAB-MT
 
Leonardo protocolou nesta segunda-feira (22) a sua chapa que concorre à eleição da presidência da OAB-MT pelos próximos três anos. Em entrevista à imprensa, no local, ele falou sobre o possível cenário político que o país terá com o novo presidente.

Ele foi questionado sobre as opiniões de um dos candidatos com relação à ditadura militar e como a Ordem atuará caso Bolsonaro seja eleito. Ele afirmou que a OAB-MT atuará da mesma forma, independente de quem for o presidente.

“Todas as vezes que o Brasil precisou a Ordem jamais furtou do seu papel de ser o esteio da sociedade civil organizada, de ser o esteio do Estado de Direito, e desta vez não será diferente seja qualquer for o resultado das eleições”.

Quando indagado sobre como a OAB-MT atuará, Leonardo disse que “a Ordem como porta voz constitucional do cidadão, não tenho dúvida nenhuma, liderará, como veio liderando nos últimos três anos, os grandes debates da sociedade civil organizada na defesa do Estado Democrático de Direito, e isso se faz com os advogados e advogadas fortalecidos, seguros no exercício profissional”.

O presidente da OAB-MT ainda foi questionado se acredita que, dependendo do resultado das eleições, que o Estado Democrático de Direito, bem como as liberdades de expressão e de imprensa, estarão ameaçados. Leonardo afirmou que estes são direitos constitucionais, mas que se necessário a Ordem liderará qualquer movimento em defesa da democracia.

“São direitos inalienáveis dos brasileiros, são cláusulas pétreas do brasileiro, descrita na Constituição Federal. Eu acho que hoje, ainda que nós tenhamos uma jovem democracia, os problemas da democracia devem ser combatidos com mais democracia e não ao contrário. Então a Ordem, se preciso for, liderará qualquer movimento que garanta e defenda os direitos conquistados pela sociedade ao longo de sua história”.

5 comentários

AVISO: Os comentários são de responsabilidade de seus autores e não representam a opinião do Olhar Jurídico. É vedada a inserção de comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes ou violem direitos de terceiros. O site Olhar Jurídico poderá retirar, sem prévia notificação, comentários postados que não respeitem os critérios impostos neste aviso ou que estejam fora do tema da matéria comentada.

  • JUDICIARIO E OAB NÃO FUNCIOAM
    24 Out 2018 às 10:15

    ESSES PROCESSOS PARADOS MOFANDO NO JUDICIÁRIO E QUE OS USUÁRIOS NÃO TEM ACESSO AMPLO, DEPENDER DE ADVOGADOS QUE RECEBEM ADIANTANDO, MUITOS PERDEM OS PRAZOS, RECEBEM AS INDENIZAÇÕES E SOMEM E A VÍTIMA FICA ESPERANDO SEM SABER DE NADA !! ISSO É JUSTIÇA ?? PORQUE NÃO HÁ MAIS CLAREZA E TRANSPARÊNCIA ?? ISSO BENEFICIA A QUEM ??

  • Levi
    23 Out 2018 às 13:50

    Esse presidente da OAB, parece um bolsominion disfarçado....kkkkk

  • Anonimo
    23 Out 2018 às 12:11

    Só gostaria de saber para onde vai todo dinheiro arrecadado pela OAB através dos estagiários e advogados!!!?

  • AVANÇA MT
    23 Out 2018 às 11:21

    A E E PORQUE ATÉ HOJE O DETRAN PRENDE CARRO DE QUEM TEM IPTU ATRASADO SENDO QUE É UM ABUSO E CONTRA A LEI PORQUE VOCÊS NÃO TRABALHAM EM PROL DO POBRE TRABALHADOR QUE ESTÁ SENDO EXPLORADO HÁ DÉCADAS ??

  • MAURO VG
    23 Out 2018 às 10:21

    Me desculpe Drº Leonardo Campos, mas não é isso que me pareceu no seu discurso na abertura da XXI Semana Jurídica da Unic dias atrás, o que ouvi foi um discurso inclinado para o candidato Bolsonaro, que sem sombra de dúvidas representa o atraso, a era sombria da ditadura militar! espero que tenha sido apenas a sua opinião e não da OAB/MT e OAB nacional, pois todos nós temos o direito de estarmos decepcionados com os políticos e principalmente com o PT, porém, não podemos de forma alguma elegermos um candidato que irá com certeza acabar com o Estado Democrático de Direito, e nesse sentido, é nosso papel como operadores do direito, levantarmos a nossa voz contra qualquer tentativa de cerceamento de liberdade e perseguição as minorias! esse deve ser o principal objetivo da OAB em todo o Brasil! Peço por gentileza que façam um manifesto de apoio a Democracia, que está sendo bombardeada todos os dias pelo candidato da ultradireita e não se omitam diante do quadro que se apresenta. Já escutei vários discursos do senhor em defesa da democracia e me tornei um admirador, porém, está na hora de dar a cara a tapa e mostrar aos radicais de direita que no Brasil não tem mais espaço para ditadores, seja de esquerda ou direita! um grande abraço!

Sitevip Internet