Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

25% para cada

Delator reafirma em audiência divisão de propina na Seduc entre Guilherme Maluf, Permínio e Alan

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

Delator reafirma em audiência divisão de propina na Seduc entre Guilherme Maluf, Permínio e Alan
Delator premiado e empresário da construção civil, Giovani Belatto Guizardi, dono da construtora Dínamo, afirmou em depoimento prestado na Sétima Vara Criminal de Cuiabá, durante a terça-feira (2), que foi o responsável por propor a divisão da propina proveniente de um cartel na Secretaria de Educação (Seduc), fatos revelados pela Operação Rêmora.
 
Leia também
Delator afirma que propina pagou campanha e ironiza: 'que eu saiba o Permínio não foi candidato'


Giovani foi responsável por instrumentalizar o esquema em 2015, após o fim do governo Silval Barbosa. Entre os maiores beneficiados pelos supostos pagamentos irregulares estavam o secretário da pasta, Permínio Pinto, o então deputado estadual Guilherme Maluf (atual conselheiro do Tribunal de Contas de Mato Grosso) e o empresário e também delator Alan Malouf.
 
“Dos 100% da propina arrecadada, 25% seria do seu Permínio, que era o dono da pasta, era o secretário, 25% eu coloquei que era do Guilherme Maluf, era braço político da organização, 25% era do seu Alan, para que fosse efetuado o pagamento que ele havia alocado na campanha do governador Pedro Taques, 5% para o Wander [Luiz dos Reis, servidor da Seduc], 5% Fábio Frigeri [servidor da Seduc], que era o braço direito do Permínio, 5% a taxa de administração, para bancar os custos da operação, 10% ficaria comigo”, afirmou Giovani Belatto Guizardi.
 
A divisão, segundo o empresário da construção civil, foi tratada individualmente, durante reuniões separadas com todos os supostos beneficiados. A parte de Guilherme Maluf quase sempre era acertada com Alan Malouf. Porém, segundo Guizardi, alguns acertos foram feitos diretamente com o então parlamentar.
 
A operação Rêmora investigou esquema de fraudes em obras de reforma e construção de escolas que inicialmente estavam orçadas em R$ 56 milhões. Diversas empresas compunham, segundo o Ministério Público, cartel capaz de gerar favorecimentos e desvio de dinheiro público.
 
Segundo o Gaeco, a organização criminosa que vem sendo desarticulada desde a primeira fase da Operação Rêmora era composta por três núcleos: de agentes públicos, de operações e de empresários.
 
O núcleo de operações, após receber informações privilegiadas das licitações públicas para construções e reformas de escolas públicas estaduais, organizava reuniões para prejudicar a livre concorrência das licitações, distribuindo as respectivas obras para empresas, que integravam o núcleo de empresários.

Por sua vez, o núcleo dos agentes públicos era responsável por repassar as informações privilegiadas das obras que ocorreriam  e também garantir que as fraudes nos processos licitatórios fossem exitosas, além de terem acesso e controlar os recebimentos dos empreiteiros para garantir o pagamento da propina.

Já o núcleo de empresários, que se originou da evolução de um cartel formado pelas empresas do ramo da construção civil, se caracterizava pela organização e coesão de seus membros, que realmente logravam, com isso, evitar integralmente a competição entre as empresas, de forma que todas pudessem ser beneficiadas pelo acordo.

Outro lado 

A reportagem entrou em contato com a assessoria de imprensa do atual conselheiro do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf.

O conselheiro do Tribunal de Contas, Guilherme Maluf, reafirma o que já disse à Justiça e à sociedade, que não participou nem autorizou qualquer pessoa a  utilizar seu nome e sua posição política em sua carreira para qualquer ato ilícito no âmbito do Poder Público. Maluf pontuou que os delatores nunca apresentaram provas que garantam que suas acusações mereçam crédito e disse que confia na Justiça para que ao final do processo fique comprovada a sua inocência.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet