Olhar Jurídico

Sábado, 05 de dezembro de 2020

Notícias / Criminal

Julgamento de Ledur por tortura e morte de aluno deve ocorrer em janeiro de 2021

Da Redação - Vinicius Mendes

23 Out 2020 - 11:01

Foto: Rogério Florentino/Olhar Direto

Julgamento de Ledur por tortura e morte de aluno deve ocorrer em janeiro de 2021
O juiz Marcos Faleiros da Silva, da 11ª Vara Criminal Especializada da Justiça Militar de Cuiabá, designou para o dia 27 de janeiro de 2021 a sessão de julgamento da tenente Izadora Ledur Souza Dechamps, acusada de torturar e causar a morte de Rodrigo Claro. O caso se arrasta desde novembro de 2016.
 
Leia mais:
MP recorre ao STF em favor de inquérito sobre cobrança abusiva de honorários advocatícios
 
Em abril deste ano, ao negar um pedido da defesa de Ledur, o magistrado chegou a dizer que o processo se "propaga por um longo período de tempo" e que isso pode gerar um sentimento de injustiça na sociedade.
 
Ledur já foi ouvida pela Justiça e chegou a criticar o processo seletivo dos Bombeiros, pois aprovava candidatos com aptidão para nadar 25 metros, independente da técnica. Ela também disse que Rodrigo "sempre apresentava descontrole emocional". A sentença de Ledur ainda é aguardada. O magistrado já notificou os juízes militares que a sessão de julgamento foi designada para o dia 27 de janeiro de 2021, às 13h.
 
O caso
 
Rodrigo Patrício Lima Claro, de 21 anos, ficou internado na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) e faleceu por volta de 1h40 do dia 16 de novembro de 2016. Ele teria sido dispensado no final do treinamento do curso dos bombeiros, após reclamar de dores na cabeça e exaustão. O jovem teria passado por sessões de afogamento e agressões por parte da tenente Izadora Ledur.
 
O Corpo de Bombeiros informou que já no Batalhão ele teria se queixado das dores e foi levado para a policlínica em frente à instituição. Ali, sofreu duas convulsões e foi encaminhado em estado crítico ao Jardim Cuiabá, onde permaneceu internado em coma, mas acabou falecendo.

Comentários no Facebook

Sitevip Internet