Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Civil

Justiça Federal

União comunica cumprimento de decisão e afirma que entregará 340 cilindros de oxigênio

Foto: Reprodução

União comunica cumprimento de decisão e afirma que entregará 340 cilindros de oxigênio
A União comunicou que vem cumprindo decisão da Justiça Federal para evitar o desabastecimento de oxigênio medicinal em Mato Grosso. Estão sendo remanejados estoques que seriam enviados a outros estados. Segundo divulgado, 340 cilindros serão entregues até segunda-feira (29).

Leia também 
Justiça Federal determina que União garanta oxigênio medicinal em hospitais de Mato Grosso

 
Devido ao remanejamento, o Governo Federal solicitou que Mato Grosso, com a devida urgência, “informe sobre a real necessidade de oxigênio medicinal na forma líquida; evitando-se prejudicar ainda mais outros estados da Federação”.
 
Ciente do risco de faltar oxigênio, coube ao juiz substituto Hiram Armênio Xavier Pereira, da 2ª Vara Federal, acatar liminar e determinar que a União forneça imediatamente a logística adequada para garantir que quantidade suficiente de oxigênio medicinal chegue aos municípios.
 
Ação foi proposta pela Defensoria Pública de Mato Grosso (DPMT) e a Defensoria Pública da União (DPU). Houve indicação do risco da falta de oxigênio medicinal em 28 municípios de Mato Grosso: Colniza, Aripuanã, Nova Bandeirantes, Juruena, Castanheira, Nova Monte Verde, Apiacás, Paranaíta, Carlinda, Nova Guarita, Nova Canaã do Norte, Colíder, Itaúba, Juara, Brasnorte, Tapurah, Lucas do Rio Verde, Vera, Sinop, Cláudia, Marcelândia, Terra Nova do Norte, Peixoto de Avezedo, Matupá, Guarantã do Norte, Diamantino, Nova Mutum e Água Boa.
 
De acordo com o pedido de tutela de urgência, a empresa Oxigênio Dois Irmãos Eireli, sediada em Sinop, responsável pelo envasamento e abastecimento de oxigênio hospitalar para as unidades de saúde da região norte do estado, foi comunicada pela empresa Messer Gases Ltda., fornecedora dos insumos argônio e oxigênio líquidos, que tais produtos não seriam mais retirados no município de Cubatão-SP, mas de Santa Cruz-RJ, adicionando 463 quilômetros ao percurso.
 
Ao adicionar mais quilometragem ao percurso, o prazo para entrega também seria aumentando, criando o risco real de desabastecimento.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet