Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ao Creci

Faissal é acionado pelo MPE por se associar ilegalmente

Foto: Divulgação

Faissal Calil é acionado pelo MPE por se associar ilegalmente ao Creci

Faissal Calil é acionado pelo MPE por se associar ilegalmente ao Creci

O Ministério Público Eleitoral ingressou com representação contra o candidato a vereador eleito por Cuiabá Faissal Calil devido a acusações de que ele utilizou bens imóveis pertencentes ao Conselho Regional de Corretores de Imóveis (Creci) para promoção eleitoral.

Segundo o Ministério Público do Estado de Mato Grosso (MP-MT), conta na representação provas de que o presidente do Creci, Ruy Pinheiro de Araújo, enviou e-mail institucional aos profissionais registrados na autarquia federal, com o objetivo de garantir apoio ao candidato, alegando que, caso eleito, o mesmo seria o representante político do conselho na Câmara Municipal de Cuiabá.

O promotor eleitoral, Antonio Sérgio Cordeiro Piedade afirmou à assessoria de imprensa do MP-MT que “ao usarem em benefício próprio de bens móveis pertencentes à administração indireta, os representados violaram o disposto no artigo 73, inciso I, da Lei 9.504/1997. (...) As normas que estabelecem as condutas vedadas em campanha eleitoral objetivam evitar que a máquina administrativa seja utilizada para beneficiar uma candidatura em detrimentos das demais”.

Se a representação for julgada procedente, Faissal Calil estará sujeito à aplicação de multa e cassação do registro ou diploma e o presidente Ruy Pinheiro estará sujeito apenas ao pagamento de multa.

Com informações da assessoria de imprensa do MP-MT
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet