Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Juiz manda apagar página pró-Márcia que divulga fake news contra Mauro

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Juiz manda apagar página pró-Márcia que divulga fake news contra Mauro
O juiz Sebastião de Arruda Almeida, do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), determinou a exclusão da página "Onda Verde", no Facebook e Instagram, por divulgar dezenas de notícias falsas e calúnias contra o governador Mauro Mendes (UB). A decisão é desta quinta-feira (22). O Facebook terá duas horas para promover a exclusão, sob pena de multa diária de R$ 30 mil.

Leia também 
Vereador acusado de integrar quadrilha especializada em roubo de gado é denunciado


Conforme a ação, a página "Onda Verde" é apócrifa, exalta a candidata ao Governo do Estado e primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV), enquanto achincalha a honra e imagem do governador, também candidato.

A página Onda Verde posta "conteúdos grotescos, na qual são imputadas ao chefe do Poder Executivo em exercício, condutas criminosas baseados em fontes pouco confiáveis e sem qualquer prova das malsinações. O chamado de fake News".

Ao analisar a situação, o juiz Sebastião Almeida atestou que a página Onda Verde promove discurso de ódio e atribui a Mauro Mendes a prática de crimes, sem nenhuma comprovação "e ainda sem demonstrar elementos mínimos que possam relacionar o candidado ao caso noticiado".

"Importante mencionar que as postagens  publicadas, sob o manto do anonimato chegam a ser uma verdadeira afronta à esta Justiça Eleitoral, o que não será mais admitido, visto que, somente sob relatoria deste magistrado existem pelo menos outras seis representações com o mesmo teor, alterando-se apenas os meios de veiculação e os autores das práticas" registrou.

O magistrado ainda afirmou que "ou os autores do perfil não respeitam a justiça ou possuem recursos para arcar com as multas tipificadas para essa conduta deplorável". Desta forma, o juiz determinou que as  páginas sejam excluídas e que o Facebook e Instagram monitorem a possível criação de outras com o mesmo teor de fake news.

"CONCEDO A LIMINAR VINDICADA, para determinar aos  representados FACEBOOK e INSTAGRAM, que procedam a imediata suspensão do perfil que responde pelo nome ondaverde_43 ou #ondaverde43 e outros citados na exordial,  em até 2 (duas) horas, sob pena de multa diária que fixo em R$ 30.000,00 (trinta mil reais),  a ser imposta na hipótese de descumprimento desta decisão, quantia que considero justa e razoável ao caso concreto", decidiu.

Outro lado

Nota à Imprensa

“O direito à livre manifestação deve, sempre, ser defendido e exaltado”. É  partindo dessa premissa que a candidata ao Governo do Estado, Marcia Pinheiro, da coligação ‘Para Cuidar das Pessoas’  - PT, PV e PCdoB),  - Federação Brasil da Esperança (PP, PSD e Solidariedade) se solidariza à militância digital Onda Verde, -  nascida há três anos – que reúne o público jovem em espaços virtuais nas redes sociais e promove o exercício do livre pensamento, com postagens de conteúdo político lastreada por matérias jornalísticas publicadas na grande imprensa.

Por decisão judicial, os quatro perfis do movimento  -que mantinham  o alcance a mais de 250 mil pessoas - foram removidas na noite de quinta-feira (22).

Solidária ao movimento, a candidata Marcia Pinheiro informou que irá manter o apoio necessário para à reativação dos perfis de conteúdo político, mantendo a premissa básica da democracia, o poder de divergir, alicerçado pelo debate direto e honroso. 

As páginas foram retiradas do ar depois que a #abre ascontasmauro! foi disponibilizada mantendo expressivo engajamento. 

APOIO - Na tarde de hoje (23), às 15h, no Comitê Central, instalado na avenida Miguel Sutil, 11900, bairro Cidade Verde, a  candidata irá se reunir com a militância jovem para hipotecar apoio em garantia ao exercício da livre manifestação.

 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet