Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

titular

Raphael Casella de Almeida Carvalho toma posse como juiz-membro do TRE

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Raphael Casella de Almeida Carvalho toma posse como juiz-membro do TRE
Tomou posse, na manhã desta sexta-feira (23), como juiz-membro titular do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso (TRE-MT), o juiz federal Raphael Casella de Almeida Carvalho. As atribuições serão exercidas no biênio 2022/2024, em substituição à vaga antes ocupada pela juíza federal Clara da Mota Santos Pimenta Alves, que foi nomeada para assessorar o ministro Edson Fachin, no Supremo Tribunal Federal (STF).

Leia também 
Justiça marca conciliação entre Emanuel e Mauro Mendes em processo que pede indenização de R$ 40 mil


O juiz foi eleito pelo Tribunal Regional Federal da 1ª Região, no dia 08 de setembro deste ano. O presidente do TRE-MT, desembargador Carlos Alberto Alves da Rocha, deu as boas-vindas ao magistrado. “Tenho certeza que nos auxiliará muito, este Tribunal é muito coeso, e sem dúvida o senhor agregará ainda mais, substituindo uma grande magistrada, que nos ajudou muito, de forma igualmente competente”.

A vice-presidente do TRE-MT e corregedora regional eleitoral, Nilza Maria Pôssas de Carvalho, frisou o momento da posse, que ocorre na semana antecedente ao primeiro turno das Eleições 2022, em 02 de outubro. “Estamos em um período de intensificação da preparação do pleito, que nos exige muito, e tenho certeza que o senhor terá muito sucesso na missão que abraça hoje”.

O juiz federal Fábio Henrique Rodrigues de Moraes Fiorenza afirmou que o TRE-MT possui um corpo qualificado e harmônico, mesmo quando não há concordância em todas as questões. “Que sejam dois anos de muito aprendizado e contribuições. Parabenizo o Dr. Raphael pela eleição, e como seu suplente me coloco à disposição”. A relação harmoniosa dos membros do Tribunal e a competência do juiz empossado também foram ressaltadas pelo procurador regional eleitoral, Erich Raphael Masson.

Raphael Casella de Almeida Carvalho destacou a felicidade pela oportunidade de assumir a vaga. “Agradeço primeiramente a Deus, à minha família, principalmente meus filhos que me fazem entender o verdadeiro amor, ao TRF da 1ª Região, que acreditou em mim, ao presidente do TRE-MT, desembargador Carlos, por prontamente me atender, juntamente com toda a equipe do Tribunal, para que fosse viabilizado meu trabalho já a partir de hoje. É uma responsabilidade grande porque os juízes que me antecederam são altamente comprometidos e capacitados. Agradeço também aos colegas dos quais estarei junto nos próximos dois anos, ao procurador Erich Masson, uma pessoa com a qual tenho um bom relacionamento”.

Currículo

Natural de Paulo de Faria (SP), o magistrado é filho de Eli Casella de Carvalho e Sebastião de Almeida Carvalho. Concluiu o curso de Direito na Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (SP), em 1997, e ingressou na Justiça Federal em junho de 2002 pelo Tribunal Regional Federal (TRF) da 2ª Região, com atuação no Rio de Janeiro e Macaé (RJ) e Vitória (ES). Em maio de 2003 removeu-se para o TRF da 4ª Região, onde atuou nos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Em janeiro de 2007, já no TRF da 1ª Região (DF e outros estados), iniciou as atividades jurisdicionais em Cáceres e em 2011 no Juizado em Cuiabá, ambas cidades de Mato Grosso. Foi promovido, no ano de 2013, em Oiapoque (AP), mesmo ano em que retornou para Cáceres e, em janeiro de 2015, iniciou as atividades na 8ª Vara Cível da Justiça Federal, em Cuiabá, onde permanece até hoje.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet