Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

direito de resposta

Por acusações contra Mauro e família, Marcia Pinheiro perde mais da metade do programa eleitoral

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Por acusações contra Mauro e família, Marcia Pinheiro perde mais da metade do programa eleitoral
Candidata ao Governo do Estado e primeira-dama de Cuiabá, Márcia Pinheiro (PV) perdeu mais da metade de seu programa eleitoral por divulgar informações sem comprovação contra o governador Mauro Mendes (União) e sua família. A decisão, desta terça-feira (27), é da juíza auxiliar da propaganda eleitoral, Ana Cristina Silva Mendes. 

Leia também 
TRE determina suspensão de vídeos contra Mauro Mendes com fake news sobre suposto favorecimento

Com a determinação, Mauro Mendes terá direito de resposta de 1 minuto e 53 segundos dentro do programa de Márcia. É a 3ª vez que Mauro ganha direito de resposta por mentiras propagadas pela candidata.

De acordo com a ação, ingressada pelo advogado Rodrigo Cyrineu, Márcia Pinheiro caluniou Mauro Mendes no horário eleitoral, lançando informações falsas que davam conta de enriquecimento ilícito do candidato e de seu filho, sem qualquer prova das acusações.

A juíza Ana Cristina Mendes verificou que a informação divulgada por Márcia foi "caluniosa e descontextualizada".

"A representada [Márcia] busca vincular a imagem do candidato da coligação representante à prática de corrupção e enriquecimento ilícito, bem ainda, o acusa de favorecimento político ao seu filho. Nesse contexto, é possível averiguar que sua divulgação foi efetuada com o intuito de emitir a opinião da representada sem qualquer comprovação ou indicação de fonte das acusações, em flagrante desrespeito à legislação eleitoral", pontuou.

Para a magistrada, Márcia Pinheiro imputou falsamente a Mauro Mendes "o cometimento de crimes de corrupção e enriquecimento ilícito".

"O que se percebe na propaganda em apreço é a utilização indevida do horário eleitoral gratuito para divulgação de fatos caluniosos e inverídicos, com a nítida intenção de atingir a imagem e a honra do candidato Mauro Mendes Ferreira", diz trecho da decisão.

A juíza lembrou que Márcia Pinheiro já foi condenada a perder todas as inserções por conta de ter propagado mentiras contra o governador.

Desta forma, ela mandou retirar a propaganda do ar e determinou perda do espaço do horário eleitoral da candidata para o direito de resposta de Mauro Mendes, sob pena de multa de R$ 50 mil.

"NOTIFIQUE-SE a emissora geradora do programa eleitoral gratuito na televisão, em rede, e as partes, sobre esta decisão, para a veiculação da resposta no período noturno, que deverá ter o tempo de 1 minuto e 53 segundos, equivalente ao do agravo e deverá se dirigir aos fatos veiculados na ofensa que ensejaram o direito de resposta, nos termos desta decisão, tendo lugar no início do programa", decidiu.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet