Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Propaganda irregular

Juíza Eleitoral determina retirada de 6 outdoors favoráveis a Bolsonaro em apenas um mês

Foto: Reprodução

Juíza Eleitoral determina retirada de 6 outdoors favoráveis a Bolsonaro em apenas um mês
A Juíza da 43ª Zona Eleitoral de Sorriso, Paula Saide Biagi Messen Mussi Casagrande, tem atuado fortemente no combate a propaganda irregular no município. Nesta terça-feira (27), a magistrada determinou a retirada de outdoor com manifestações de apoio a candidato a presidência da República, que contrariava a legislação eleitoral e normativos do Tribunal Superior Eleitoral. Essa é a sexta decisão proferida pela juíza sobre esse mesmo tema apenas este mês e, todas as ações, se originaram de denúncias recebidas pelo sistema Pardal e faziam referência a Jair Bolsonaro (PL).

Leia também
Por acusações contra Mauro e família, Marcia Pinheiro perde mais da metade do programa eleitoral


Em sua decisão, a juíza eleitoral explicou que, nos termos de julgados do TSE, define-se como "ato de propaganda eleitoral aquele que leva ao conhecimento geral, ainda que de forma dissimulada, a candidatura (mesmo que apenas postulada), a ação política que se pretende desenvolver ou as razões que induzam a concluir que o beneficiário é o mais apto ao exercício de função pública.

“Ora, a propaganda em análise preenche tais requisitos, pois manifesta apoio a candidato a presidência em período de propaganda eleitoral induzindo o eleitor ao voto dirigido. Desta forma, referida manifestação/propaganda deve-se limitar às formas e meios previstos na legislação eleitoral, notadamente a Lei nº 9.504/97. Nos termos do art. 39, § 8º c/c art. 26 da Res. TSE nº 23.610/2019 é vedada a propaganda eleitoral por meio de outdoor ou através de meios que se assemelhem ou causem efeito visual de outdoor. Portanto, a propaganda eleitoral discutida está sendo propagada ao arrepio da legislação eleitoral a exigir atuação para sua correção”, ressaltou a magistrada.

A magistrada concedeu um prazo de 48 horas para a empresa retirar a propaganda irregular. Em caso de descumprimento, determinou que o oficial de justiça promova, se necessário, os atos necessários para a retirada da referida propaganda servindo-se de forças policiais ou do auxílio de secretaria.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet