Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

PL vs MDB

Delegado Claudinei reforça pedido por descongelamento de votos para herdar vaga de Juca na AL

Foto: Rogério Florentino Pereira/ Olhar Direto

Delegado Claudinei reforça pedido por descongelamento de votos para herdar vaga de Juca na AL
Delegado Claudinei (PL) apresentou petição para que o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) dê continuidade a ação que discute indeferimento de registro de candidatura de Gilberto Schwarz de Mello (PL) no pleito de 2022. Claudinei, que exerce o cargo de deputado estadual, mas não foi reeleito, explica que caso o registro de Gilberto seja deferido no TSE, a futura composição da Casa de Leis será alterada.

Leia também 
Pleno rejeita candidatura de ex-prefeito de Chapada dos Guimarães

 
Mesmo com o registro de candidatura indeferido, Gilberto obteve 7.260. Delegado Claudinei, por sua vez, obteve 21.317 votos, classificando-se como primeiro suplente. Caso Gilberto consiga o registro e os votos congelados sejam computados, a última vaga apurada na sobra, que está com o Partido MDB, passará a ser destinada ao Partido Liberal, consequentemente, sendo ocupada por Claudinei.
 
Ocorre que Gilberto, no dia 13 de outubro, apresentou petição de renúncia ao recurso  no TSE, surpreendendo, segundo Claudeinei, a todos do Partido Liberal, que poderia aumentar sua bancada na Assembleia Legislativa do Estado do Mato Grosso.
 
Claudinei explica, porém, que em casos envolvendo cassação de registro ou de diploma, a jurisprudência do TSE não tem admitido a desistência recursal. Assim, o delegado requer a não homologação da renúncia ao recurso, para que o TSE julgue o caso, decidindo sobre a possibilidade de descongelamento.
 
Caso descongelado, a vaga de Juca do Guaraná (MDB) estará em jogo.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet