Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

lavagem de dinheiro

CNJ discutirá destino de bens apreendidos em processos

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) vai debater sobre o destino dos bens apreendidos em ações criminais relacionadas à lavagem de dinheiro. A informação é do conselheiro Wellington Saraiva, que representou o CNJ na décima reunião anual da Estratégia Nacional de Combate à Corrupção e à Lavagem de Dinheiro (Enccla), realizada semana passada em Conde (PB). No encontro, ficou decidido que em 2013 o CNJ discutirá o tema com outros doze dos sessenta órgãos públicos que fazem parte da Enccla. Neste caso, o trabalho ficará sob a coordenação do Ministério Público Federal.

Segundo o conselheiro, existem alguns bens apreendidos em ações criminais – como hotéis, fazendas e outras empresas, além de automóveis e aeronaves – que acabam se deteriorando até que ocorra o julgamento, por falta da administração específica que demandam. “Em alguns casos mais complexos, o sistema de justiça criminal precisa aperfeiçoar a administração dos bens apreendidos em processos de lavagem de dinheiro, para evitar que se destruam ou percam valor”, disse.

O resultado dos debates vai gerar um texto para a regulamentação do parágrafo 1.º do artigo 7.º da Lei 9.613/98, que trata dos crimes e do processo por lavagem de dinheiro. Participarão do debate representantes do Ministério Público de São Paulo, da Associação dos Juízes Federais (AJUFE), da Polícia Federal e da Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional, entre outros órgãos. A discussão é o objeto de uma das 13 ações aprovadas durante a reunião anual da Enccla, para o próximo ano. O CNJ participa como colaborador de cinco das ações aprovadas para 2013.

De acordo com o conselheiro Wellington Saraiva, o CNJ vai utilizar o Sistema Nacional de Bens Apreendidos (SNBA) como ferramenta para avançar na discussão. A própria criação do SNBA pelo CNJ foi uma das metas da Enccla, para o ano de 2010.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet