Olhar Jurídico

Segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Notícias / Eleitoral

Presidente do TRE alerta Frebraban sobre conduta irregular de agências bancárias

Da Assessoria

24 Jul 2012 - 09:10

O presidente do Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso, desembargador Rui Ramos Ribeiro, encaminhou um oficio ao presidente da Federação Brasileira de Bancos (Febraban) alertando sobre as denúncias que estão chegando à Justiça Eleitoral sobre agências bancárias que não estão cumprindo a legislação eleitoral, no que tange à abertura de contas correntes dos candidatos que concorrerão nas eleições de outubro.

O oficio foi acompanhado de uma decisão proferida em pedido de providências requerido pelo PMDB, uns dos primeiros partidos políticos a notificar o TRE de Mato Grosso sobre as dificuldades dos candidatos em abrir uma conta corrente específica para a campanha eleitoral.

“A abertura de conta específica é ato indispensável para a participação no processo eleitoral. Sem ela, torna-se inviável a prestação de contas dos candidatos e comitês financeiros”, ressalta o documento.

A orientação do Tribunal para os candidatos é que, caso as agências bancárias insistam em descumprir a legislação, o candidato ou partido deve comunicar imediatamente o Ministério Público Eleitoral, que deverá mover ação específica, bem como notificar o Banco Central para aplicação das sanções administrativas.
Sitevip Internet