Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

prisão mantida

Juiz determina que jovem envolvido na morte de irmãs seja submetido a júri popular

Foto: João (a esquerda) e as irmãs (a direita)

Juiz determina que jovem envolvido na morte de irmãs seja submetido a júri popular
O juiz  Leonardo de Araújo Costa Tumiati determinou que João Vitor Barbosa da Cruz, de 21 anos, seja submetido a juri pela morte das irmãs Ysabela Raiane Rodrigues dos Santos e Brenda Raquely Rodrigues dos Santos, de 7 e 9 anos. Ambas morreram atropeladas em Rondonópolis (218 km de Cuiabá), durante uma fuga.

Leia também:
Advogado aponta falta do uso do cinto de segurança e requer absolvição de jovem que matou irmãs em batida

Na última semana a defesa de João, patrocinada pelo advogado Renan Dias, requereu a absolvição dele alegando que a família das irmãs não estava utilizando cinto de segurança.

A defesa sustenta que a falta do uso do cinto de segurança contribuiu diretamente para a morte delas e deixou os demais integrantes da família feridos.

Entretanto, o juiz afirmou que no dia 31 de julho do ano passado, data em que ocorreu o acidente, João fugiu em alta velocidade e assumiu o risco de causar um atropelamento. Por este motivo, ele deveria responder pelo crime no âmbito do dolo eventual.

"Outrossim, dos depoimentos das testemunhas, verifica-se a existência de indícios de excesso de velocidade, desrespeito à sinalização e preferenciais pelo acusado quando do acidente por esse causado, além de que o mesmo não possuía a devida habilitação para conduzir aquele tipo de veículo, não tendo, inclusive prestado socorro às vítimas, o que confirmaria, assim, a tese de dolo eventual levantada pelo Parquet no que tange ao risco assumido pela conduta do agente", afirmou o magistrado.

Com isso, João será submetido ao Tribunal do Júri pelo crime de homicídio com a qualificadora de dolo eventual.

Na mesma decisão, o magistrado optou por manter a prisão preventiva de João, haja vista que no município os índices de homicídio estão elevados.

"Nesse sentir, diante da gravidade do delito e considerando os motivos determinantes da prisão, não vislumbro possibilidade de revogar a decretação de prisão preventiva do acusado neste momento processual.", ressaltou o juiz.

Entenda o caso

Segundo documento obtido pelo Olhar Direto, João estava em uma Volkswagem Amarok quando recebeu ordem de parada de policiais militares. Ele tentou fugir em alta velocidade e acabou atingindo um Gol com cinco pessoas.

Na batida, Brenda e Ysabela não resistiram. Após a batida, João fugiu do local do acidente e abandonou uma mulher, que ficou ferida na caminhonete. 

A mulher relatou aos policiais militares que João não quis obedecer as ordens emanadas, mas não lhe informou que o veículo era furtado.

Após o mandado de prisão ser expedido contra João, ele foi detido no dia 4 de agosto, em Primavera do Leste, e confessou estar conduzindo o veículo. O acusado foi encontrado escondido embaixo de uma lona, em uma igreja.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet