Olhar Jurídico

Quinta-feira, 02 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

Balanço mostra avanços do TST em 2012

19 Dez 2012 - 18:33

Assessoria de Imprensa/Procuradoria-Geral do Trabalho

O Tribunal Superior do Trabalho (TST) realizou nesta quarta-feira (19) a sessão de encerramento do ano judiciário de 2012. O procurador-geral do Trabalho, Luís Camargo, que participou da sessão, destacou que os resultados positivos apresentados pelo presidente do TST, ministro João Oreste Dalazen. “Os resultados mostraram que Tribunal não se limitou só aos julgamentos. Foram realizados também seminários e audiências públicas. Além disso, o TST liderou uma cruzada para combater os acidentes de trabalho mostrando que é possível caminhar para melhores condições de trabalho para todos”.

No balanço apresentado pelo ministro, em 2012, o TST recebeu 234.003 processos novos, 10,5% a mais do que em 2011. O número de processos distribuídos dentro da corte foi de 256.317, o que representou 44,1% a mais que do ano passado. "O aumento decorreu do melhor desempenho da Coordenadoria de Cadastramento, Atuação e Distribuição e da Coordenadora de Processos Eletrônicos", destacou o presidente do Tribunal.

Em relação aos processos solucionados, foram 230.563, 11,4% a mais do que em 2011. Nos Tribunais Regionais do Trabalho, foram solucionados 678.765 processos, ou seja, 98,6% dos recebidos. O balanço mostra também redução no tempo de tramitação de processos no TST. O tempo médio caiu de 569 para 472 dias. A redução foi de 97 dias.

A meta de instalação do Processo Judicial Eletrônico (PJe-JT) nas 24 regionais da Justiça do Trabalho foi cumprida neste ano. O cronograma apresentado pelas regionais prevê até o final de 2013 a instalação do PJE-JT em mais de mil Varas do Trabalho em todo o país. "A Justiça do Trabalho será em muito breve o primeiro seguimento do Poder Judiciário nacional a instituir um sistema único e moderno de processo judicial eletrônico", disse Dalazen.

O PJe-JT foi desenvolvido sob coordenação do Conselho Superior da Justiça do Trabalho, conforme os padrões definidos pelo Conselho Nacional de Justiça para todo o Poder Judiciário. Trata-se de um sistema único para todo o Brasil, que funciona pela internet 24 horas por dia. Em linguagem moderna e atendendo aos padrões internacionais de segurança, o PJe-JT permite a prática de atos processuais diretamente no sistema, sem necessidade de digitalizar folhas em papel.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet