Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

INSTAURADOS ATÉ 2007

Quase dois mil inquéritos referentes a homicídios estão em aberto em Mato Grosso

Foto: Reprodução

Quase dois mil inquéritos referentes a homicídios estão em aberto em Mato Grosso
O estado de Mato Grosso terminou 2012 e iniciou 2013 com quase duas mil investigações pendentes, embora antigas. Não concluiu até o momento 1.953 inquéritos instaurados até 2007 para apurar homicídios. Dos 2.165 concluídos, 71% foram arquivados e apenas 28% culminaram em denúncias apresentadas pelo Ministério Público -- 2% foram desclassificados.

Os dados constam do “inqueritômetro”, sistema da “Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública” (Enasp), desenvolvido por meio da parceria entre o Conselho Nacional do Ministério Público, o Conselho Nacional de Justiça e o Ministério da Justiça.

Também considerando “2007”, o Brasil tem 85,6 mil inquéritos sem conclusão. Dos 51,2 mil concluídos até o momento, 78% foram arquivados e 20% resultaram em denúncias.  O “inqueritômetro” está ligado à meta da Enasp de concluir todos os inquéritos sobre homicídios instaurados até 31 de dezembro de 2007 e ainda em aberto.

Em nono lugar, Mato Grosso aparece entre os dez estados que têm mais inquéritos pendentes, ficando atrás do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Pernambuco, Bahia, Alagoas, Paraná e Goiás. Até o momento, apenas Acre e Piauí conseguiram zerar o estoque.

No que tange à produtividade, Mato Grosso está entre os dez mais produtivos na solução dos casos. Em números absolutos, o estado está em sétimo lugar, com 2,1 mil inquéritos policiais concluídos. O Rio de Janeiro aparece como o mais produtivo, com 15,3 mil casos concluídos. Já o Amapá aparece como o menos produtivo, com apenas 32 solucionados.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet