Olhar Jurídico

Sábado, 27 de abril de 2024

Notícias | Criminal

operação da pf

CNJ alerta sobre tentativa de golpe com o nome do Conselho

Foto: Reprodução/Ilustração

CNJ alerta população sobre tentativa de golpe com o nome do Conselho

CNJ alerta população sobre tentativa de golpe com o nome do Conselho

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) volta a alertar a população para tentativa de golpe usando o nome do órgão que levou à prisão de sete pessoas pela Polícia Federal, na manhã desta terça-feira (22/1), na Operação Bloqueio. A investigação resultou de pedido feito pelo próprio CNJ, que encaminhou à Polícia Federal denúncias recebidas pela Ouvidoria com o relato da tentativa de golpe.

O CNJ informa que não cobra dinheiro de cidadãos em hipótese alguma, muito menos a título de cobrir custas judiciais. Sob esse pretexto, estelionatários se passaram por servidores do CNJ para extorquir as vítimas em Brasília/DF, Belo Horizonte/MG, São Luís/MA e Parauapebas/PA.

O Conselho esclarece que suas decisões são proferidas em âmbito administrativo e não judicial, e que não faz contatos telefônicos com quem tem demandas na Justiça de qualquer natureza ou realiza qualquer tipo de cobrança de valores. Por meio do endereço eletrônico www.cnj.jus.br é possível entrar em contato com a Ouvidoria do CNJ para o esclarecimento de dúvidas, denúncias e sugestões.

A primeira vez que a Ouvidoria do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) teve notícia desse golpe foi em novembro de 2010. Em janeiro de 2011, encaminhou à Polícia Federal os relatos e pediu abertura de investigação. Na ocasião, o CNJ informou a população sobre as tentativas de estelionato usando o nome do Conselho no seu portal.

Veja a íntegra da nota divulgada pela PF sobre a operação

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet