Olhar Jurídico

Quinta-feira, 25 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

ELEIÇÃO 2010

Ministério Público vai investigar irregularidades em contas desaprovadas do PTB

Foto: Reprodução

Ministério Público vai investigar irregularidades em contas desaprovadas do PTB
O Ministério Público Eleitoral irá investigar as irregularidades apontadas nas contas apresentadas pelo atual vereador de Cuiabá e presidente do Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) à época, Dilemário Alencar, ao Tribunal Regional Eleitoral (TRE). Se necessário, outro processo será aberto para apurar a ocorrência de outras infrações.

As contas do PTB, reprovadas pelo Pleno do TRE/MT nesta quinta-feira (31), são relativas às eleições gerais de 2010. A utilização de cheques de altos valores para pagamentos de despesas não comprovadas com documentos é apenas uma das várias irregularidades apontadas no processo.

TRE condena à multa empresa e cidadão por doação ilegal

Três cheques cujos valores somados se aproximam de R$ 300 mil encontram-se entre os talonários emitidos de forma irregular. Os representantes do partido alegaram que os talonários teriam sido usados para pagar taxas e encargos bancários.

A maioria dos juízes membros do TRE/MT não acatou a justificativa e sim, aceitaram a manifestação do órgão técnico do Tribunal, que apontou que já existia uma despesa intitulada “taxas e encargos bancários” demonstrada no documento denominado Demonstrativo de Receitas e Despesas, no valor de apenas R$ 477,45.

Conforme informações da assessoria do TRE/MT, o partido ainda tentou justificar os valores emitidos nos cheques como doação para as campanhas dos candidatos da agremiação, “todavia, não foi capaz de demonstrar exata correspondência daqueles com os valores que declarou ter doado”, registra o voto do desembargador Gerson Ferreira Paes, relator do processo.

A ausência de assinatura dos recibos eleitorais referentes às doações destinadas ao partido foi outro fato que motivou a reprovação das contas, assim como outra irregularidade, considerada insanável pelo relator, que foi a não devolução das sobras de campanha, cujos valores deveriam retornar para as contas do partido.

Outro lado

A reportagem tentou contato com o Diretório Regional do PTB. Já o vereador Dilemário Alencar afirmou que nunca foi presidente regional do PTB e sim o ex-prefeito Francisco Galindo. "Fui presidente municipal do PTB e no ano de 2011 a 2012. Em 2010, o presidente municipal era Lamartine Godoy. O Galindo é presidente regional desde 2008", ressaltou.


Atualizada as 17h10



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet