Olhar Jurídico

Domingo, 28 de abril de 2024

Notícias | Civil

SEM FILA

Justiça autoriza transplante de rins entre amigos em Cuiabá

Foto: Reprodução

Justiça autoriza transplante de rins entre amigos em Cuiabá
O juiz Yale Mendes decidiu favoravelmente ao pedido do jovem Walderson Evangelista de Campos para receber a doação de um rim do amigo Daniel Frank Loango Coutinho. Portador de insuficiência renal crônica desde 2010, a única alternativa para Walderson é o imediato transplante de rim.

Mas para isso foi preciso que Defensoria Pública de Mato Grosso fosse acionada para garantir na Justiça de Mato Grosso que o paciente não entrasse na fila de espera e pudesse receber o órgão do amigo, já que pela Lei 9.434 de 4 de fevereiro de 1997, que trata da remoção de órgãos para transplantes, permite a doação de apenas cônjuges ou parentes consangüíneos até o quarto grau, para casos que não possam entrar na fila única nacional criada pelo Ministério da Saúde.

Conforme informações da assessoria de comunicação da Defensoria Pública, a defensora pública Juliana de Lucca Crudo Philippi explicou que Walderson é submetido a hemodiálise três vezes por semana, além de outros cuidados para o não agravamento da doença.

"Sensibilizado com o sofrimento de Walderson, o amigo passou por todos os exames médicos necessários, bem como por avaliação psicológica, e encontra-se plenamente habilitado para submeter-se à cirurgia necessária à doação", explicou a defensora pública.

O transplante está agendado para ser realizado no dia 12 de março no hospital israelita Albert Einstein em São Paulo. O procedimento será realizado via Tratamento Fora de Domicílio da Secretaria de Saúde de Mato Grosso.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet