Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Criminal

VON RICHTHOFEN

Cravinhos cumprirão pena por assassinato em semiaberto

Foto: Rogério Cassimiro/08.nov.2002/Folha Imagem

Cravinhos cumprirão pena por assassinato em semiaberto
Presos desde 2002 pelo assassinato de Manfred e Marísia Von Richthofen, pais de Suzane Von Richthofen, os irmãos Cristian e Daniel Cravinho irão cumprir o restante da pena em regime semiaberto, ou seja, eles ficarão livres durante o dia e terão que dormir na prisão. A decisão é da juíza da Vara de Execuções Criminal de Taubaté, Sueli Zeraik de Oliveira Armani. O Ministério Público Estadual apresentou parecer favorável à progressão.

Os irmãos foram condenados em 2006, juntamente com Suzane Von Richthofen. Na decisão da juíza consta que nesse período os Cravinhos mantiveram “bom comportamento carcerário”, fato que foi atestado pelo diretor da penitenciária de Tremembé, conforme informou o jornal Folha de São Paulo.

Júri absolve autor do assassinato do pai em Guarujá

Júri condena mestre de obras a mais de 26 anos de prisão por assassinato da sobrinha de 15

Daniel Cravinho, que na época do crime era namorado de Suzane, foi condenado a 38 anos, 11 meses e 17 dias de prisão. Já seu irmão Cristian, que ajudou o casal no assassinato, foi condenado a 38 anos, um mês e 18 dias de reclusão. A progressão de regime fechado para o semiaberto foi possível pelo bom comportamento dos irmãos e também pelo tempo de cumprimento das penas.

Suzane teve o pedido de progressão de regime semiaberto negado em junho de 2011 pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Condenada a 39 anos de prisão pelo homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, meio cruel e impossibilidade de defesa das vítimas) de seus pais.

O pedido foi negado sob o argumento de que o exame criminológico mostrou imaturidade, egocentrismo, impulsividade, agressividade e ausência de remorso. De acordo com informações da Folha de São Paulo, a promotoria já havia se colocado contrária ao benefício por considerar Suzane dissimulada.

Entenda o caso

Manfred e Marísia Von Richthofen foram assinados a golpes de bastões enquanto dormiam em sua casa, no Brooklin, em São Paulo, em outubro de 2002. Em depoimento, os irmãos Cravinhos e Suzane Von Richtofen confessaram o crime.

Eles contaram que planejaram o assassinato por que os pais de Suzane eram contra o namoro dela com Daniel. A herança do casal também foi citada como um dos motivos.

Para cometer o crime, eles levaram o irmão de 15 anos de Suzane até um cybercafé, se encontraram com Cristian e foram para a casa da família, onde o crime foi cometido. Suzane chegou a entrar no quarto dos pais para constatar que eles dormiam.

Os três jovens tentaram simular um assalto à residência, revirando a biblioteca da casa e levando dinheiro. Os namorados chegaram a passar duas horas no motel para forjar um álibi. Depois disso, pegaram o irmão de Suzane e voltaram para casa. Ao encontrarem os corpos, avisaram a polícia.

Eles também são acusados também de fraude processual, por terem alterado a cena do crime para forjar um latrocínio.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet