Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Política de Classe

SANGUESSUGA

Por "economia processual", TCU arquiva processo contra Priminho

Foto: Reprodução

Por
A segunda câmara do Tribunal de Contas da União (TCU) determinou o arquivamento de tomada de contas especial em que Priminho Riva -- ex-prefeito de Juara (640 km de Cuiabá) e irmão de José Riva (deputado do PSD que preside a Asssembleia Legislativa) – figurava como responsável. O processo em questão foi instaurado em 2010 em decorrência da operação Sanguessuga, deflagrada pela Polícia Federal em 2006 para desbaratar esquema de fraude em licitações para compra de ambulâncias.

O arquivamento do processo – sobre irregularidades na execução de um convênio firmado em 2003 entre o Fundo Nacional de Saúde (FNS) e a prefeitura de Juara para a aquisição de uma unidade móvel de saúde – ocorreu sem julgamento do mérito, “a título de racionalização administrativa e economia processual”.

TCU condena deputado estadual Romoaldo Júnior por irregularidades em prefeitura

STF desmembra inquérito porque PGR detectou indícios contra Riva

MPF apura supostas irregularidades cometidas por Paulo Rogério Riva

De acordo com o ministro Aroldo Cedraz (relator do caso no TCU), “a baixa materialidade do superfaturamento apurado nesse processo indica que o custo da tomada de contas supera seus benefícios, pondo em questão a racionalização administrativa e a economia processual; por isso, é racional determinar o arquivamento, mas sem cancelamento do débito, pois os responsáveis continuarão obrigados a pagá-lo para que lhes seja dada a quitação”.

Em sessão nesta semana (dia 12), o tribunal considerou que o débito atualizado até 16 de junho de 2009 (R$ 8.294) era inferior a R$ 23 mil, quantia estabelecida em instrução normativa para fins de arquivamento. A empresa Planam Indústria, Comércio e Representação Ltda. e Darci José Vedoin e Cléia Maria Trevisan Vedoin também apareciam como responsáveis.

Recomendação

O acórdão prevê ainda que a prefeitura de Juara tome conhecimento das falhas identificadas na execução do convênio, as quais deverão ser evitadas na execução de outros convênios celebrados com a União. São elas: “ausência de aplicação financeira dos recursos repassados pelo Ministério da Saúde; ausência de publicação do edital em jornal de grande circulação no estado; ausência de pesquisa de preços de mercado; e adjudicação realizada pelo presidente da comissão de licitação”. Em outro processo conduzido pelo TCU e referente à operação Sanguessuga, Priminho Riva foi condenado à devolução de dinheiro aos cofres públicos. 



Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet