Olhar Jurídico

Sexta-feira, 26 de abril de 2024

Notícias | Eleitoral

Juiz auxilar do TSE apresenta sistema eleitoral na África do Sul

O sistema eleitoral brasileiro foi um dos quatro modelos apresentados em seminário realizado na Cidade do Cabo, África do Sul, que estuda a adoção do modelo eleitoral mais adequaldo para o país. O juiz auxiliar da Presidência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Paulo Tamburini, foi o responsável pela apresentação da experiência brasileira.

O evento, realizado de 11 a 13 deste mês, foi promovido pela Comissão Independente Eleitoral da África do Sul e contou com a participação de representantes da Índia, Irlanda e Filipinas, além do Brasil, que mostraram o funcionamento dos seus respectivos sistemas eleitorais para servir de subsídio aos sul-africanos. Representantes da Namíbia, Moçambique, Botwsuana, Zâmbia, Zimbabue, Tanzânia e Madagascar também acompanharam os debates.

Em sua explanação, Paulo Tamburini mostrou o funcionamento da urna eletrônica, da biometria e explicou o sistema eleitoral brasileiro. Para ele, os sistemas mostrados durante o seminário são diferentes do adotado no Brasil, mas funcionam perfeitamente nos respectivos países. O juiz auxiliar ressaltou que o desenvolvimento de um sistema leva em conta aspectos culturais e geográficos, entre outros.

Para o juiz, a experiência brasileira de 17 anos de sucesso do voto eletrônico, com mais de 90% de aprovação da população, não poderia deixar de ser estudado por um país que analisa a adoção de um novo sistema eleitoral.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet