Olhar Jurídico

Segunda-feira, 29 de abril de 2024

Notícias | Consumidor

10 e 11 de abril

Primeiro mutirão de conciliação sobre telefonia será realizado em Cuiabá

Foto: Reprodução

Primeiro mutirão de conciliação sobre telefonia será realizado em Cuiabá
Por iniciativa da empresa de telefonia OI, a Central de Conciliação e Mediação de 1º Grau, instalada no Fórum de Cuiabá, realiza nos dias 10 e 11 de abril, das 8 às 11 horas, o primeiro mutirão de conciliação envolvendo empresa de telefonia.

Ao todo serão julgados 81 processos da empresa, a maioria envolvendo cobranças irregulares, fraudes em contas, nome incluso indevidamente em serviços de proteção ao crédito e danos morais.

Mutirão do IPTU quer evitar 40 mil ações judiciais
Mutirão do Dpvat encerra com 82% de acordos

Segundo informações do Tribunal de Justiça, quatro bancas com conciliadores vão atender a demanda simultaneamente. Haverá conciliadores que fazem parte do quadro de servidores e os voluntários, que foram capacitados pelo Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos do Poder Judiciário de Mato Grosso.

Os mutirões realizados pela Central têm obtido uma média de 80% de acordos, índice considerado muito bom pela magistrada. No mutirão feito no mês de março envolvendo processos do Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (Dpvat), o índice de conciliação atingiu 82%.

Das 174 audiências realizadas, 144 resultaram em acordos. Ao todo, foram pagos R$ 1.105.057,90 às vítimas de acidentes de trânsito em três dias de negociação. O próximo mutirão do Dpvat já está agendado de 22 a 26 deste mês.

Está marcado para os próximos meses 11 mutirões. Além da telefonia, outra novidade deste ano são os mutirões envolvendo empresas aéreas. O primeiro será realizado entre os dias 13 e 16 de maio com as empresas Trip e Azul, quando serão analisados 186 processos. No mesmo mês, de 20 a 24, acontece o mutirão da Avianca/Oceanair, com mais 228 processos.

Em junho, de 3 a 6, é a vez da Unic, que vai realizar outro mutirão na fase pré-processual. De 17 a 21 tem novo mutirão Dpvat e de 24 a 28 a empresa aérea Gol vai para a sala de conciliação tentar acordo em 254 processos. (as informações são da  Coordenadoria de Comunicação do TJMT)

Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet