Olhar Jurídico

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Civil

investigação

MP acompanha 36 loteamentos próximos ao Rio Coxipó e contabiliza degradação de 2,4% em APP

Foto: Rogério Florentino Pereira/Olhar Direto

MP acompanha 36 loteamentos próximos ao Rio Coxipó e contabiliza degradação de 2,4% em APP
O Ministério Público de Mato Grosso (MPE) abriu investigação com o objetivo de acompanhar medidas adotadas pela administração pública, em Cuiabá, visando regularizar e fazer cessar qualquer prática degradadora nas áreas de preservação permanente afetadas por loteamentos clandestinos localizados no distrito do Coxipó do Ouro. Foram identificados 36 empreendimentos suspeitos.


Leia também 
Ministro nega seguimento a HC e mantém internação de adolescente que matou amiga no Alphaville

 
Segundo inquérito, procedimento inicial foi instaurado para apurar notícia, a princípio, de poluição sonora e festas com venda e uso de entorpecentes em local conhecido como “Estância do Bacana”, loteamento rural “Batec”, no distrito do Coxipó do Ouro. Todavia, não foi constatada pelo órgão fiscalizador municipal a ocorrência de barulho excessivo no local indicado.
 
No decorrer das investigações, requisitou-se da Procuradoria Especializada em Defesa Ambiental e da Ordem Urbanística levantamento, via imagens de satélite, sobre possíveis problemas ambientais no distrito do Coxipó do Ouro e dos loteamentos clandestinos que poderiam estar causando danos ao meio ambiente na região.
 
Relatório técnico elaborado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente Natural informou ter realizado a delimitação do curso do rio Coxipó do bairro São João Del Rei até a comunidade do Rio dos Peixes, correspondente a aproximadamente 35,61 km de extensão e aproximadamente 356 hectares.
 
O relatório esclareceu que os estudos das imagens de satélite apontaram 8,57 hectares de área de preservação permanente degradada, as quais estão distribuídas em 62 polígonos, o que corresponde a 2,4% de toda a APP, sendo que foram verificadas 95 edificações dentro de APP, das quais 19 estão localizadas até 30 m de distância do leito do regular do rio e 76 estão edificadas entre 30m e 50m de distância do leito regular.
 
Conforme informado, foram identificados 36 loteamentos, cujas dimensões variam entre 4,65 ha e 38,56 ha, ou seja, estão classificados como de médio impacto, de modo que requisitou-se da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano Sustentável de Cuiabá a adoção de providências, caso fossem verificadas irregularidades nos 36 loteamentos mencionados.
 
Após notificação, a Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária de Cuiabá esclareceu que realizou plotagem da área a fim de obter maiores esclarecimentos sobre os 36 lotes identificados, oportunidade em que verificou que 18 pertencem ao distrito Coxipó da Ponte e 16 ao distrito Coxipó do Ouro, bem como apenas 2 estão inseridos no perímetro urbano de Cuiabá.
 
Portaria foi assinada pelo promotor de Justiça Joelson de Campos Maciel, no dia oito de fevereiro.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet