Olhar Jurídico

Domingo, 16 de junho de 2024

Notícias | Criminal

CONVÊNIO EM MT

TRF-1 absolve empresário acusado de falsificar assinatura de prefeito de Cáceres

Foto: Reprodução

TRF-1 absolve empresário acusado de falsificar assinatura de prefeito de Cáceres
Por maioria, a terceira turma do Tribunal Regional Federal da 1ª Região (TRF-1) deu provimento a um recurso apresentado pela defesa do empresário Darci Vedoin e o absolveu do crime de falsidade ideológica. Ele havia sido condenado a dois anos e nove meses de prisão pela Justiça Federal sob acusação de ter falsificado a assinatura do ex-prefeito de Cáceres, Túlio Fontes (DEM), em um convênio firmado entre o município e o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDES).


Fontes havia afirmado que não tinha dado autorização para Darci Vedoin assinar o convênio, segundo o advogado Valber Melo, que defende o empresário. Melo sustentou que não houve falsificação e que seu cliente tinha assinado o próprio nome, considerando a promessa de posterior juntada de procuração pelo então prefeito.

TCU condena deputado estadual Romoaldo Júnior por irregularidades em prefeitura

A defesa argumentou que Vedoin foi autorizado verbalmente por Fontes para assinar o próprio nome para que não houvesse prejuízo ao município, pois era o último dia do prazo previsto para a assinatura do convênio. A empresa de Vedoin – Planam -- prestava assessoria a prefeituras, inclusive a de Cáceres, na época (2001).

Embora a família Vedoin e a Planam tenham ficado conhecidos nacionalmente quando a Polícia Federal deflagrou a operação “Sanguessuga”, em 2006, o caso em questão envolvendo Fontes e o empresário não tem a ver com a “máfia das ambulâncias”, esquema de fraude em licitações realizadas por prefeituras para compra de unidades móveis de saúde a partir de emendas parlamentares. A apelação estava no TRF-1 desde 2010. 
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui
Sitevip Internet