Olhar Jurídico

Sexta-feira, 03 de maio de 2024

Notícias | Trabalhista

"Saúde na Estrada" leva qualidade de vida a servidores do TRT/MT

Foto: TRT/MT

Enfermeira Flávia Nunes durante visita a Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo

Enfermeira Flávia Nunes durante visita a Vara do Trabalho de Peixoto de Azevedo

Lançado no início deste mês de agosto, o projeto "Saúde na Estrada", desenvolvido pelo TRT de Mato Grosso, leva mais qualidade de vida aos servidores das unidades da Justiça do Trabalho localizadas no interior do estado.

Após um primeiro ciclo de visitas realizadas nas varas de Peixoto de Azevedo, Alta Floresta, Colíder e Sinop, esta semana as equipes do Tribunal estarão nas unidades de Colniza, Juara e Juína. O projeto “Saúde na Estrada" tenta igualar o atendimento ofertado a todos os servidores da justiça trabalhista em Mato Grosso, aproximando mais os do interior dos serviços de saúde.

O atendimento é feito de três formas: administrativa, apresentando os projetos e benefícios relacionados ao Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, como auxílio-saúde e licença-médica; de enfermagem, com aferições de peso, pressão, glicemia, levantamento do histórico de doenças na família, além de orientações e esclarecimentos sobre cuidados com a saúde; e psicossocial, quando é feita uma conversa individualizada com cada servidor, onde se procura conhecer a qualidade de vida nos aspectos familiar, social e no ambiente de trabalho.

A enfermeira Flávia Nunes, do Núcleo de Saúde e Qualidade de Vida, setor responsável pelo projeto, explica que a partir da situação verificada com relação à saúde física e social dos magistrados e servidores, será traçado um perfil da saúde nas varas do interior.

De acordo com a enfermeira, a carência por saúde no interior é muito grande, onde há poucos médicos conveniados à Unimed, o que deixa o serviço mais caro para os servidores, dificultando o acesso à consultas médicas e exames. Essa situação é confirmada pelas servidoras Rosemeire Falqueto, da Vara de Colíder, e Camila de Carvalho, da Vara de Alta Floresta.

Avaliação

O projeto teve uma avaliação positiva até agora. Flávia Nunes conta que a equipe foi muito bem recebida por onde passou e percebeu que os servidores daquelas localidades se sentiram mais integrados ao Tribunal.

De acordo com a servidora Helena Periotto, também da unidade de Qualidade de Vida do TRT/MT, o interior sempre quer participar de todas as campanhas promovidas, mas são prejudicados pela estrutura diferente da capital. Com isso, o projeto 'Saúde na Estrada" tenta igualar o atendimento e suprir essa demanda.

Para Rosemeire Falqueto, a ida da equipe de saúde "foi muito proveitosa". O que ela mais achou interessante foram os esclarecimentos sobre como fazer pedidos de afastamento, as dicas de saúde fornecidas pela enfermeira e o atendimento feito pela assistente social. "Espero que voltem outras vezes!"

A servidora Camila de Carvalho também aprovou o projeto e sugere que seja colocado em prática mais vezes, complementado com outras atividades, como a vacinação. "A gente no interior se sente um pouco de lado, mas esse projeto é um grande avanço", afirma. Camila destaca que além do atendimento relacionado à saúde e à vida social, as servidoras ouviram as demandas daquela vara, o que ela considera importante para a melhoria nas varas do interior.
Entre em nossa comunidade do WhatsApp e receba notícias em tempo real, clique aqui

Assine nossa conta no YouTube, clique aqui

Comentários no Facebook

Sitevip Internet